O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Acne ou espinhas: causas, sintomas e tratamentos

Quando os poros ficam entupidos então pode se originar a acne , formando espinhas.

Acne ou espinhas: causas, sintomas e tratamentos
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Quando os poros ficam entupidos então pode se originar a acne , formando espinhas. O que pode não só ser devido a sujeira, uma pele limpa também pode sofrer de acne ,sendo que vários fatores contribuem para isso ocorrer.

Motivos do aparecimento da Acne ou Espinha

Há vários motivos pra desenvolver a acne. Ela é uma bactéria ( propionibacterium acnes ) ,  que pode ser por alterações hormonais,sendo um problema comum na adolescência. Porém, muitas alterações hormonais também podem causar acne em outras fases:

A acne também pode ser muito comum em bebês , Pela perda súbita de contato com hormônios maternos após o nascimento. Este desequilíbrio hormonal pode causar dermatite seborreica , o excesso de gordura na pele causando vários problemas, desde acne até chamado tampão de berço , uma espécie de caspa persistente que está instalado no couro cabeludo. A situação volta ao normal à medida que os níveis hormonais do recém-nascido são equilibrados.

Os contraceptivos hormonais ,produzem alterações, que podem causar o acne em períodos de transição ( no início ou o fim do tratamento). Mais,um tratamento de efeito anovulatório pode ser usado para regular os níveis hormonais, para que eles possam tratar  a doença.

Além dos hormônios sexuais, as glândulas supra-renais, como o cortisol , afetam a saúde da pele. Estes são diretamente afetados pelo humor , então um período de ansiedade muito grande pode ser a origem da acne.Também os cremes gordurosos devem ser evitados de forma preventiva.

A maquiagem também pode causar acne, se estiver vencida ou não for com componentes ideais para cada tipo de pele.

O sol é considerado bom para pele com acne mais em excesso pode causar efeito rebote(contrário).O açúcar, alimentos com um elevado índice glicêmico  ou o leite também são suspeitos.

Dieta Benéfica para Acne

Evite passar cremes gordurosos fique longe de alimentos como açucares e carnes gordurosas e chocolates pois comer em excesso, pode prejudicar a pele.Mais alimentos ricos em ômega 3 ,como salmão, atum ou nozes podem beneficiar sua pele ajudando a controlar a acne.

Como remediar isso

O tratamento adequado da acne vai depender da intensidade do problema . Você tem que ir ao dermatologista para prescrever o melhor tratamento.

Em suas formas leves, o ideal é aplicar um creme na área a ser tratada.Se o problema persistir, esses cremes são usados juntamente com medicamentos orais . Estes podem atuar na infecção bacteriana ( antibióticos ) ou na alteração hormonal.Se a gravidade aumenta, a isotretinoína , uma droga que tem efeitos antiflamatórios, inibe as bactérias causadoras da acne e também diminui a produção de sebo.

Como evitar cicatrizes

Segundo os especialistas, é melhor não tocar no chamado “triângulo da morte” , que forma as linhas entre as barbatanas do nariz e os cantos da boca, pela facilidade de gerar infecções perigosas nesta área.

No caso de manusear os grãos é importante fazê-lo com uma higiene correta que evite os riscos de infecção , lavando bem as mãos e a área antes e depois. Além disso, a manipulação deve ser feita com delicadeza, utilizando as pontas dos dedos ao invés das unhas ,tomando cuidado para não formar feridas na pele.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.