O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Acerola: benefícios da fruta para nossa saúde

A Acerola tem um grande valor nutricional e por isso é uma opção recorrente nas dietas e cardápios saudáveis.

Acerola: benefícios da fruta para nossa saúde
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Alimentos de baixa caloria são os favoritos daqueles que querem manter ou diminuir as medidas corporais. Porém, mais do que se preocupar com o valor calórico da dieta, é importante prestar atenção aos nutrientes presentes no cardápio.

A acerola pode ser uma ótima opção para quem busca aliar nutrientes e baixa caloria. Cheia de benefícios para a saúde, essa pequena fruta pode te surpreender!

Propriedades e benefícios da acerola

Originária das Antilhas, a Acerola é um elemento fundamental na culinária e medicina dos povos indígenas das américas e, por ser cheia de propriedades, é utilizada até hoje em diversas culturas. Dentre os inúmeros benefícios dessa frutinha, destacam-se a grande quantidade de vitamina C e A, Niacina e ácido fólico, além dos minerais como Cálcio, Ferro, Cobre e Magnésio. Também é utilizada para tratar doenças, por ser rica em fibras e proteínas, auxilia no tratamento de doenças intestinai e no funcionamento do sistema digestório.

A Acerola tem um grande valor nutricional e por isso é uma opção recorrente nas dietas e cardápios saudáveis. Uma porção de 100g da fruta possui apenas 32 calorias. Observe a tabela:

Porção de 100g, o que equivale a uma xícara da fruta.

Energia 32 calorias
Carboidratos 7,7 g
Proteínas 0,4 g
Gorduras 0,3 g
Fibras 1,1 g

 

A Acerola traz inúmeros benefícios para quem a consome. Entre eles está o controle de açúcar no sangue, que auxilia na prevenção e controle da diabetes. Por possuir antioxidantes que ajudam no equilíbrio da glicose e insulina, a hipoglicemia e a hiperglicemia podem ser prevenidas.

A fruta também ajuda na prevenção do câncer, protegendo o organismo contra a ação das células cancerígenas, além de ter ação antioxidante e até mesmo terapêutica, graças a presença de antocianinas e carotenoides, a fruta é comparada a diversas outras, como goiabas, mamões e até mesmo tomates.

A Acerola também é uma grande aliada do Sistema Imunológico, contribuindo para seu fortalecimento. Os nutrientes contidos na fruta auxiliam na absorção de Ferro e trazem mais disposição e força para o consumidor, já que contém até 25 vezes mais vitamina C do que a laranja.

Essa grande quantidade de vitamina C também favorece a pele, uma vez que auxilia na síntese de Colágeno, prevenindo a formação de marcas como estrias, celulites e flacidez, consequências comuns da perda de peso, protegendo a pele da exposição ao sol, ajudando na redução das marcas de Acne, e manchas, retardando o envelhecimento e até mesmo auxiliando na cicatrização de ferimentos, já que impulsiona o surgimento de células novas.

Os olhos e o coração não ficam de fora dos beneficiados pela frutinha. Se combinada com uma alimentação saudável, a Acerola pode melhorar a qualidade da visão em lugares com pouca luz, prevenir cegueiras, diminuir os incômodos causados pela luz externa, que são de grande impacto para pessoas com grande sensibilidade à luz, ajudar na prevenção da degeneração muscular causados pela idade, tudo isso graças a grande quantidade de vitamina A presente na fruta, que se assemelha a quantidade oferecida pela cenoura. Já o coração é beneficiado pelo Potássio presente na Acerola, que ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo, facilitando o bombeamento de sangue até o coração. Além disso, o Potássio também ajuda controlar a pressão, o que reduz o risco de ataques cardíacos, derrames, e ainda auxilia no controle do colesterol!

Ainda além de tudo isso, a Acerola pode funcionar como um energético natural, o que melhora a qualidade e eficácia dos treinos, elevando o gasto calórico e fornecendo mais energia ara queimar. A fruta também é uma grande auxiliadora no controle de problemas hormonais, já que a vitamina C age como antioxidante e ajudam a controlar a produção de hormônios e ajudam no tratamento contra as consequências da Tireoide.

Incluir frutas no cardápio é extremamente benéfico para aqueles que desejam perder ou manter o peso, pois ajuda a manter o cardápio saudável e enxuto de calorias. A Acerola, por ser uma fruta de baixa caloria e grande valor nutricional, só tem a acrescentar a esse objetivo. Ao consumir 100g da fruta, apenas 32 calorias serão acrescentadas ao cardápio, e a quantidade de vitaminas e proteínas pode ser maior do que de uma refeição completa. Vale lembrar que a Acerola não precisa ser necessariamente em natura, mas é uma fruta excelente para complementar saladas, sobremesas e receitas tropicais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.