O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Abuso de adoçantes artificiais pode danificar os vasos sanguíneos, diz estudo

Os adoçantes artificiais sem calorias alteram o metabolismo da gordura e da energia e, quando consumidos em excesso, acumulam-se no organismo e podem danificar as células que revestem os vasos sanguíneos.

Abuso de adoçantes artificiais pode danificar os vasos sanguíneos, diz estudo
4 (80%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

O Consumo de corantes artificiais tem já sido associada a um risco aumentado de desenvolver diabetes e obesidade , e agora um novo estudo não só confirmam a associação, mas também testado em testes laboratoriais em ratinhos que o abuso destes produtos causas uma deterioração dos vasos sanguíneos .

A investigação cujos resultados foram apresentados na reunião de Biologia Experimental 2018 , centrou-se na comparação de dois tipos de açúcares, glicose e frutose , com nenhuma – caloria adoçantes aspartame e acesulfame de potássio, que são comumente usados para produzir alimentos e bebidas. Embora tanto o açúcar quanto os adoçantes artificiais tenham prejudicado as funções dos vasos sanguíneos, esses danos ocorreram de diferentes maneiras.

Em ambos os casos, as alterações dos níveis foram observados gorduras , aminoácidos e outros produtos químicos no sangue, mas adoçantes artificiais apareceu para alterar o modo como o corpo processa gorduras para obter energia.

Verificou-se também que o acesulfame de potássio se acumulou lentamente no organismo, e que quando atingiu altas concentrações no sangue, as células que revestem os vasos sanguíneos eram mais graves.

Alterações no metabolismo de gordura e energia

Brian Hoffman, professor associado do Departamento de Engenharia Biomédica da Universidade de Marquette e Medical College of Wisconsin em Milwaukee, e diretor de pesquisa, explicou que a substituição de glicose e frutose não-calóricas adoçantes artificiais resultaram em mudanças negativas metabolismo de gordura e energia.

E ele acrescentou que nosso corpo pode lidar com um consumo moderado de açúcares, mas o abuso desses produtos por um longo período de tempo causa problemas de saúde.

Essas alterações vasculares, segundo os autores deste estudo, “podem ser importantes durante o início e a progressão do diabetes e da obesidade”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.