O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Abacaxi: Conheça os principais benefícios para saúde

Abacaxi contém muitos nutrientes: manganês, vitamina C, beta-caroteno, que são excelentes antioxidantes.

Abacaxi: Conheça os principais benefícios para saúde
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

O abacaxi é uma fruta tropical da planta bromélia, originária do Brasil e do Paraguai, com um sabor muito ácido e doce que, onde chega, preenche tudo com sua fragrância.

Abacaxi contém muitos nutrientes: manganês, vitamina C, beta-caroteno, que são excelentes antioxidantes e fortificantes de tecido conjuntivo. Também possui uma enzima chamada bromelaína, que promove boa digestão entre outras qualidades.

Além disso, a bromelina tem sido usada com sucesso para curar feridas, promover a cicatrização, prevenir inflamações, infecções e outras condições .

Valor nutricional do abacaxi

A contribuição nutricional que o abacaxi contém é invejável. Contém vitamina A e C, ácido fólico, vitaminas B1, B2, B3 e B6 e vitamina E.

Quanto aos minerais, o abacaxi fornece potássio, magnésio, iodo, fósforo, cobre e manganês, que juntamente com as vitaminas contribuem para uma boa permeabilidade celular.

Entre os ácidos, temos o ácido málico, ácido oxálico, ácido cítrico e, claro, a valiosa enzima bromelina.

Tem 11% de carboidratos, que pertencem principalmente a açúcares monossacarídeos, como frutose e sacarose.

O abacaxi tem uma ingestão calórica de 50 calorias por 100 gramas, quase não contém lipídios e proteínas. Portanto, esta fruta promove o controle de peso e pode ser incluída com sucesso em dietas de emagrecimento.

Seu teor de água é de 87%, o que nos beneficia quando se trata de hidratar o corpo.

O índice de açúcar de abacaxi é de nível médio, o que torna uma fruta benéfica para aqueles que estão acima do peso.

Benefícios do abacaxi para saúde

1-Aliado contra o câncer

os tratamentos com enzimas para o câncer são bem conhecidos, já que degradam as células tumorais,

As enzimas alteram a substância fibrinosa que ajuda as células cancerosas a se implantar, causando sua detecção e desintegração antes de se espalharem.

Entre os medicamentos utilizados para combater os tipos de degeneração celular está o 5-fluorouracil, que é geralmente usado para doenças da pele de origem cancerosa.

Estudos científicos mostraram que a Bromelaína contida no abacaxi é muito mais eficaz do que a medicina sintética.

Enquanto o 5-fluorouracil ataca todas as células, a bromelaína concentra-se na erradicação das células tumorais.

2-Propriedades anticoagulantes

o abacaxi é muito útil para problemas de circulação. Uma das propriedades da bromelina é a desintegração dos trombos sanguíneos sem causar sangramento.

Tem sido demonstrado que a bromelina contida no abacaxi impede que as plaquetas se juntem para formar coágulos sanguíneos.

Este efeito fluidificante do sangue faz com que a circulação seja de boa qualidade, por isso é recomendado para os pós-operatórios e pessoas que sofreram um acidente vascular encefálico.

3-Bom para o colesterol

Uma das recomendações mais eficazes para combater o colesterol ruim é o consumo de fibras alimentares.

Nesse sentido, lembre-se que o abacaxi possui alto teor de fibra natural, o qual intervém na eliminação de resíduos.

Essa fibra nos permitirá arrastar a gordura ruim que circula pelo fluido sanguíneo e levá-la ao fígado para processamento.

4-Bom para pele

Todos os nutrientes do abacaxi exercem seu efeito para limpar a pele e regenerar suas células, seja ela ingerida ou aplicada topicamente em preparações caseiras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.