O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Abacate: benefícios da fruta para nossa saúde

O abacate é uma fruta de alto teor calórico. Mas seu diferencial é que sua composição é cerca de 70% gorduras monoinsaturadas.

Abacate: benefícios da fruta para nossa saúde
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Frutas são grandes aliadas para quem deseja emagrecer por serem ricas em carboidratos, proteínas e fibras e com baixa caloria. O abacate, porém, tem as gorduras como maior parte de sua composição. Por esse motivo ele é, muitas vezes, excluído da dieta daqueles que buscam a perda ou manutenção de peso, deixando de lado todos os benefícios e propriedades que esta fruta pode trazer.

O abacate (Persea americana) é uma fruta original da América Central e é cultivada há milhares de anos. Os principais produtores na atualidade são Indonésia, China, Guatemala, México, Chile, Estados Unidos, Brasil, Peru e República Dominicana. Sua aparência externa muda conforme o amadurecimento, sendo de um marrom quase preto quando está maduro. A popa é cremosa e tem uma cor verde-clara, com um grande caroço em seu interior.

Propriedade do abacate

O abacate é uma fruta de alto teor calórico. Mas seu diferencial é que sua composição é cerca de 70% gorduras monoinsaturadas e, o restante, composto por gorduras poli-insaturadas e saturadas. Abaixo, confira os valores nutricionais do Abacate:

Calorias 240

Gorduras 22g

Caboidratos13g

Proteínas 3g

Fibras 10g

O Abacate tem uma impressionante variedade de vitaminas e minerais. Dentre elas, podemos destacar a Vitamina A, vitamina C, Vitamina E, o magnésio, fósforo, potássio, zinco, manganês e vitaminas do complexo B. Além disso, os 10g de fibras presentes na fruta são equivalentes a 40% da quantidade recomendada diariamente, o que auxilia no funcionamento do intestino e regula o fluxo intestinal.

Não podemos negar que o abacate tem um grande valor calórico, porém é uma ótima solução para substituições funcionais na alimentação. Por proporcionar sensação de saciedade por mais tempo, a fruta pode ser uma opção ao pão da tarde ou um lanche saudável pela manhã.

Benefícios do abacate

Incluir o abacate na alimentação pode trazer inúmeros benefícios para a saúde graças a sua riqueza em nutrientes e vitaminas, como visto anteriormente. No Brasil, a fruta é comumente consumida em natura, batida com leite ou amassado com açúcar. Já no exterior, comum o consumo em receitas salgadas, como a famosa guacamole.

O abacate é rico em gorduras boas, podendo potencializar em até 6 vezes a absorção de carotenoides, que atuam como antioxidantes e precursores da vitamina A. Ou seja, além de suas próprias propriedades, o abacate também nos ajuda a extrair o que há de melhor nos outros alimentos!

Se você tem artrite, reumatismos ou gota e tem de lidar com os inchaços, a vermelhidão e os desconfortos causados por essas doenças, deveria inclui o abacate em sua dieta! Por ser rico em vitamina E, que tem poderes anti-inflamatórios, o abacate auxilia na dilatação das artérias e tem um efeito muito positivo sobre o colesterol HDL, o conhecido Colesterol Bom, auxiliando a combater as inflamações e dores causadas pela artrite, por exemplo, e melhorando a qualidade de vida de quem sofre com a doença.

A glutationa é substancia que reduz os efeitos do cortisol, hormônio do estresse e que, em excesso, dificulta a perda de peso. Essa substância está presente no Abacate, e além de reduzir o estresse, também promove desintoxicação do organismo, o que melhora o funcionamento do fígado e age como bloqueadora de cerca de 30 agentes cancerígenos diferentes.

O abacate tem uma composição lipídica, como gorduras monoinsaturadas, que são cerca de 70% da gordura da fruta, o que contribui com a prevenção e combate a doenças cardiovasculares, melhorando os níveis de LDL, o colesterol ruim, e diminuindo o nível de estresse na corrente sanguínea. Suas funções anti-inflamatórias também tem um papel importante na prevenção de doenças do coração. Além disso, os antioxidantes presentes na fruta também trazem inúmeros benefícios para quem consome. Estima-se que estes benefícios podem ser aproveitados com o consumo regular de um abacate pequeno, combinado com uma dieta equilibrada. O controle do colesterol também é uma propriedade do abacate, que aumenta o HDL, colesterol ‘bom’, e reduz o LDL, o colesterol ‘ruim’.

Ao contrário do que se acredita, o abacate também pode ser um grande aliado da perda de peso. Por ser rico em fibras, auxilia o funcionamento intestinal e produz sensação de saciedade por mais tempo, além de ajudar a reduzir os picos de glicose e o colesterol sanguíneo. Segundo uma pesquisa realizada por uma revista especializada em nutrição, o consumo de meio abacate junto com as refeições, incluindo a guacamole, inibe em cerca de 40% a vontade de comer horas depois. Além disso, as gorduras monoinsaturadas são auxiliadoras da redução de gordura abdominal. A baixa quantidade de carboidratos e o baixo índice glicêmico também colaboram com a perda de peso. Mas cuidado! O consumo recomendado para esse fim é de meio abacate por dia!

O abacate também pode ser um aliado das mulheres! O chá de flor-de-abacate pode ajudar na regulação do ciclo menstrual e reduzir os efeitos da TPM! Até os cabelos são beneficiados pela fruta, que fortalece, elimina as caspas e auxilia na prevenção da calvice!

O sono também pode ter o abacate como favorecedor. A fruta auxilia no equilíbrio dos hormônios responsáveis pelo sono graças as vitaminas do complexo B e o ácido fólico.

Os antioxidantes também ajudam na renovação das células da pele, o que traz vitalidade aos tecidos. O óleo de abacate é o mais indicado para essa finalidade, pois mantém a pele hidratada e nutrida por mais tempo. As máscaras caseiras feitas a base de abacate também são benéficas, já que os nutrientes da fruta ajudam a manter a elasticidade, vitalidade e hidratação da pele, além de ajudar a diminuir vermelhidões, prevenir a acne e a oleosidade da pele. As rugas e linhas de expressão também são afetadas pela vitamina E, que retarda o envelhecimento da pele em combinação com a vitamina C, com a produção de colágeno e elastina.

Treinos pesados e ganho de massa muscular também são beneficiados pelas propriedades do abacate, já que a fruta ajuda a manter o metabolismo acelerado após as refeições, pois fornece energia extra a partir de fontes lipídicas. Também se observa que o consumo da gordura presente no abacate está associado a melhora na síntese do hormônio do crescimento e testosterona, fatores importantes para a síntese proteica na musculatura.

Além de tudo isso, o abacate ainda auxilia na diminuição dos níveis de insulina e glicose no sangue, e é rico em vitamina K, responsável pela coagulação sanguínea e que diminui as chances de desenvolver diabetes em até 20%.

Mas atenção, alguns cuidados são necessários ao consumir o abacate:

-Pessoas que tem alergia a Látex, devem ter cuidado e consulta um médico antes de consumi a fruta, pois podem apresentar intolerância ou hipersensibilidade.

-Recomenda-se que o abacate seja preparado sempre na menor temperatura possível e, se colocado em receitas quentes, que seja pelo menor tempo possível, para preservar os ácidos graxos saudáveis.

-Para amadurecer a fruta, pode-se coloca-la em um saco plástico ou envolto em papel. Quanto mais escura a casca, mais maduro o abacate está.

-Os nutrientes principais do abacate estão mais próximos da casca, diminuindo gradualmente conforme avança para o centro da fruta. Por isso, recomenda-se que ao descascar a fruta, mantenha-se o máximo possível de polpa próxima da casca.

E então? Que tal agregar esse tesouro nutricional à sua dieta?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.