O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

A temperatura afeta a eficácia dos inseticidas contra a malária

A toxicidade dos inseticidas usados ​​para controlar a malária pode ser comprometida pela temperatura ambiente.

A temperatura afeta a eficácia dos inseticidas contra a malária
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

A temperatura ambiente tem um efeito considerável sobre a toxicidade dos inseticidas comumente usados ​​para controlar a malária, de acordo com um  estudo conduzido pela ISGlobal.

Estes resultados, publicados no  Malaria Journal , sublinham a necessidade de  avaliar a eficácia destes produtos químicos.

O surgimento e disseminação de  mosquitos resistentes a inseticidas usados ​​atualmente contra a malária são uma ameaça aos esforços para eliminar a doença. Na África, mosquitos resistentes a piretróides foram detectados, a única classe de inseticidas aprovados para impregnar mosquiteiros e amplamente utilizada para fumigar casas.

Portanto,é essencial  monitorar  continuamente  a susceptibilidade  – ou resistência – das principais espécies de mosquitos  Anopheles  que transmitem a doença. Sabe-se que a eficácia dos inseticidas depende não apenas do princípio ativo, mas também de outros fatores, incluindo a temperatura ambiente. No entanto, os testes de suscetibilidade são geralmente realizados em laboratórios ou insetários, onde as condições de temperatura são sempre as mesmas.

A equipe de pesquisa explorou o  efeito da temperatura no teste de resistência padrão, usando cepas resistentes ou suscetíveis de dois importantes vetores da doença ( An arabiensis  e  An funestus ). A toxicidade do piretróide deltametrina e carbamato bendiocarb foi avaliada em diferentes temperaturas (18, 25 ou 30º).

Os resultados mostram que a  temperatura afeta a toxicidade de ambos os inseticidas, mas de uma maneira diferente: o bendiocarbe perdeu eficácia em temperaturas mais altas para ambos os tipos de mosquitos, independentemente de serem suscetíveis ou resistentes ao inseticida.

Em contraste, altas temperaturas diminuíram a toxicidade da deltametrina para a arabiensis suscetível, mas o oposto foi observado para arabisensis resistente e funestos suscetíveis. O butóxido de piperonilo (PBO), que inibe os mecanismos de resistência aos piretróides, restaurou completamente a susceptibilidade a todas as temperaturas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.