O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

6 benefícios excelentes do espinafre para saúde

O espinafre é um ingrediente para diversas receitas e pratos deliciosos.

6 benefícios excelentes do espinafre para saúde
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

O espinafre é considerado uma erva rasteira, nativa da Ásia. Mas embora seja originária de um local distante, o alimento é bastante consumido e utilizado na culinária brasileira pelo fato de ser um ingrediente saudável

Por ser uma hortaliça fácil de se preparar, rica em diversas propriedades nutricionais, e bastante saborosa, o espinafre é um ingrediente para diversas receitas e pratos deliciosos.

Características do espinafre

Pertencente à mesma família da couve, o espinafre é caracterizado como uma hortaliça de folhas verdes, de tamanho médio, cujo preparo do alimento é feito geralmente de suas folhas.

Formas de preparo do espinafre

A maneira mais comum de preparar o espinafre é refogando as folhas do vegetal, e combinando-as refogadas com pratos principais, pratos de saladas, pratos quentes típicos, sopas, pratos de legumes, e muito mais.

É um alimento bastante versátil que basta a criatividade de quem o prepara para tirar o melhor proveito dele.

Ele também pode ser combinado com frutas para um suco detox, caso seu objetivo seja uma dieta de emagrecimento.

Propriedades nutricionais do espinafre

O espinafre é um vegetal rico em vitamina A, vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, piridoxina, e ácido fólico), vitaminas C, E e K (considerado o vegetal mais rico em vitamina K).

Além disso, a erva é rica em uma variedade de minerais importantes, entre eles: potássio, fósforo, cálcio, sódio, magnésio, enxofre, silício, o cloro, e principalmente o ferro.

Seu consumo também é benéfico por ser rico em fibras dietéticas, proteínas e poucas calorias, nada de gorduras.

Por estes motivos, o espinafre vai oferecer os seguintes benefícios para quem o consome.

Benefícios do espinafre
  • Ajuda na perda de peso

Por ser um alimento de baixos níveis calóricos, e rico em fibras dietéticas, o espinafre é um grande aliado à perda de peso saudável. Isso porque as fibras ajudam a controlar os níveis de açúcar e gordura do sangue, e ainda oferecem saciedade (controlando o apetite compulsivo).

  • Um vegetal que contribui para a saúde dos ossos e dentes

Devido à alta quantidade de vitamina K e cálcio presentes no espinafre, o alimento é fundamental para a saúde dos ossos e dentes.

Isso porque a vitamina K atua junto com o cálcio, melhorando a absorção do mineral no organismo, e fazendo com que a ação do cálcio no corpo contribua para a saúde dentária e óssea.

  • Ótimo para a saúde dos olhos

Por ser rico em vitamina A, importante para os olhos, o espinafre também contribui para a saúde ocular.

  • Manter a pele bonita e saudável

Também por causa da vitamina A, o espinafre é responsável por manter a pele saudável e bonita.

E a vitamina C presente no alimento, em conjunto com a vitamina A, estimula a produção de colágeno no organismo, evitando a flacidez e proporcionando estrutura para pele.

  • Controle de diabetes

O espinafre é composto por ácido alfa-lipóico, um antioxidante que contribui para diminuir níveis de glicose, além de aumentar a sensibilidade à insulina e prevenir estresses oxidativos em portadores de diabetes.

  • Ajuda na prevenção de câncer

Assim como outras hortaliças verdes, o espinafre é rico em clorofila. Essa substância tem sido vista como uma potente bloqueadora de células cancerígenas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.