O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

6 Benefícios do suco de pitanga

A pitanga, conhecida também como cereja brasileira.

6 Benefícios do suco de pitanga
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

A pitanga é uma pequena fruta, bastante saborosa e utilizada como ingredientes para diversas receitas de sobremesas.

Embora a seja nativa do Brasil, ela também é uma fruta cultivada em diversos outros lugares do mundo, alguns deles são: América Central, China, E as Antilhas.

Para que serve e qual sua forma de consumo mais comum?

A pitanga, conhecida também como cereja brasileira, pode ser utilizada como um ingrediente saboroso em receitas com doces, sorvetes, geleias, saladas de frutas, licores.

E também pode ser consumida in natura e no preparo de deliciosos sucos.

Por isso, falaremos agora do suco da pitanga e como essa saborosa bebida pode oferecer diversos benefícios para o corpo, estética e saúde.

Suco de pitanga – Propriedades nutricionais e benefícios

O suco de pitanga é uma bebida nutritiva, fonte de nutrientes dos quais o organismo necessita para manter-se saudável. Estes nutrientes são alguns minerais e vitaminas: carboidratos, cálcio, fósforo, proteínas, magnésio, manganês, cobre, potássio, ferro, zinco. Entre principais vitaminas, temos a vitamina A, também a vitamina B2 e C.

Com base nestas propriedades nutricionais, os benefícios do suco de pitanga são:

  1. O suco de pitanga é um excelente aliado à para perda de peso

A bebida, além de saborosa, possui uma riqueza de nutrientes essenciais que auxiliam no emagrecimento saudável.

Isso porque essa deliciosa bebida é de baixo nível calórico, o que facilita na queima calórica para perda de peso e metabolização do organismo. Além de ser um suco diurético excelente para consumir durante o regime.

  • O suco de pitanga auxilia de maneira eficaz na prevenção de doenças cardíacas

Por ser uma excelente fonte de Vitamina C, a bebida auxilia na prevenção de ações nocivas de radicais livres, principalmente nos vasos sanguíneos. Entre estas, a aterosclerose é uma das doenças decorrentes das caudas destes oxidantes.

A vitamina C presente no suco da fruta irá ajudar a prevenir essa e outras enfermidades cardíacas.

  • Suco de pitanga auxilia no fortalecimento da saúde óssea

A bebida é uma fonte ideal de vitamina A, e cálcio. A combinação de ambos os nutrientes previne o desgaste ósseo, tornando a estrutura óssea mais resistente e evitando doenças decorrentes de fraqueza óssea, como a osteoporose.

  • Excelente para o trato respiratório

Por causa da vitamina C, o suco de pitanga é ideal para a melhoria dos tratos pulmonares, auxiliando o órgão em suas funções vitais.

Por isso, uma boa dica é consumir a pitanga para prevenir resfriados, já que a fruta tem excelentes propriedades anti-inflamatórias.

  • Prevenção e combate às doenças degenerativas

A pitanga é uma combinação de antocianinas e fenóis. Isso faz com que seu suco seja a bebida ideal para prevenção de diversas doenças degenerativas, entre elas o Alzheimer.

  • Pitanga ajuda prevenir o envelhecimento precoce e mantém a pele saudável

Devido à combinação de diversos fitonutrientes, os minerais e vitaminas, entre eles a vitamina C, e vitamina A, essa bebida se torna uma fonte de antioxidantes que ajudam também inibir sinais de envelhecimento precoce. Isso também ajudará a manter a pele saudável e rejuvenescida.

Para potencializar a ação do suco, uma boa dica é combiná-lo com outros ingredientes benéficos para saúde. A combinação de diversos nutrientes, vitaminas mais minerais, que atuam como antioxidantes no organismo irá trazer diversas melhorias para saúde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.