O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

6 Benefícios do Maracujá – Saiba quais

O maracujá é um nutritivo e poderoso alimento com propriedades anticancerígenas.

6 Benefícios do Maracujá – Saiba quais
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

O maracujá é uma fruta levemente adocicada com uma acidez quase imperceptível. Conhecida pelos americanos como fruta da paixão, passion fruit é como o maracujá é chamado nos Estados Unidos, seu sabor leve e aroma característico são realmente inconfundíveis.

Trata-se de uma fruta bastante consumida, principalmente entre os brasileiros. E nunca faltam nas prateleiras dos supermercados quando chega sua época.

Maracujá – Para que serve e como aproveitar seus benefícios?

Cada cultura tem sua própria forma de utilizar o maracujá na culinária. Isto porque a fruta é bastante popular em diversos lugares do mundo entre culturas e povos diferentes.

Por ser um fruto versátil e popular, ele pode servir para degustação junto com o prato principal, também in natura (tirar a tampa dele e consumir sua poupa como se sua casca fosse uma pequena xícara) também como suco (o suco de maracujá é extremamente saboroso), para marinar peixes e carnes. Ele também pode ser adicionado a alguns molhos específicos, dependendo da receita e, o que não poderia faltar, em sobremesas e saladas.

Propriedades nutricionais 

A fruta é rica em várias vitaminas e minerais essenciais. Entre eles, as vitaminas C, também a vitamina A, minerais como fósforo, cálcio, zinco, ferro, além de flavonóides, e potássio.

E com base nessas vitaminas e minerais, o maracujá oferece os seguintes benefícios para saúde:

  • A fruta ajuda a combater e prevenir câncer

O maracujá é um nutritivo e poderoso alimento com propriedades anticancerígenas.

Os antioxidantes que estão presentes no alimento são eficazes na eliminação de radicais livres, responsáveis pelas mutações de células saudáveis para cancerosas.

O maracujá também é rico em vitamina A, e diversos flavonóides, combinados com os compostos fenólicos que agem na prevenção de tumores de pulmão e tumores bucais.

  • O maracujá é um sedativo natural para insônias

O Maracujá possui um composto denominado como Harman. Esse composto age como um sedativo no organismo.

E essa ação bioquímica é eficaz no combate à insônia.

  • Um poderoso calmante natural

Novamente devido ao Harman, a substância sedativa, o maracujá é responsável por aliviar sintomas de ansiedade, fazendo com que o corpo possa relaxar de maneira natural.

  • Aumento dos níveis de ferro e combate à anemia

O maracujá é uma excelente fonte de ferro. Para se ter uma ideia, a fruta possui aproximadamente 20% de ferro que precisamos consumir diariamente. Além disso, é um alimento rico em vitamina C, que é vital para a metabolização de ferro no organismo.

A vitamina C combinada com o ferro será excelente para manter os níveis satisfatórios de hemoglobina e ferro no sangue.

  • Ajuda a regular a pressão

Por ser uma fonte de potássio, e conter teor de sódio em sua composição, o maracujá é um alimento eficaz na prevenção e controle de pressão alta.

O potássio, além de muitas outras funções, funciona como um vasodilatador, o que ajuda manter a pressão sanguínea em condições excelentes.

E as propriedades calmantes da fruta também agem no controle da pressão.

  • Oferece benefícios para quem sofre com asma

Maracujá é totalmente nutritivo e uma das melhores frutas para nossa saúde. E outro dos grandes benefícios do maracujá está relacionado com os problemas de asma.

A fruta é extremamente benéfica no controle dos sintomas da asma. Isto porque a vitamina C presente em abundância no suco auxilia prevenção de histaminas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.