O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

6 Benefícios da uva para saúde e emagrecimento

E além de seu delicioso sabor, a uva ainda oferece diversas propriedades benéficas para saúde.

A uva é uma fruta de diversas espécies e bastante consumida por causa de seu sabor doce e irresistível. Por ser uma fruta pequena e de variadas colorações, a uva chama atenção de produtores e consumidores, fazendo com que ela seja popular em diversas partes do mundo.

E além de seu delicioso sabor, a uva ainda oferece diversas propriedades benéficas para saúde, sendo recomendada principalmente após refeições, nos lanches da tarde, e no café da manhã.

Formas de consumo da uva

As diversas variedades da fruta podem ser consumidas in natura, depois de lavadas. Podem também ser adicionados nas saladas de frutas, saladas de legumes também em verduras, ou ainda como ingredientes de receitas doces sem a necessidade de açúcar.

E a forma mais popular desta fruta, como não poderíamos deixar de mencionar, o seu suco, além das diversas espécies da fruta para produção de vinhos.

Propriedades benéficas da uva

A uva é um alimento de baixo índice glicêmico.

Além disso, é uma fruta rica em minerais importantes para saúde, tais como cálcio, fósforo, ferro, sódio, magnésio, e potássio. Possui também boas quantidades de vitaminas do complexo B e C).

Com base nestas propriedades, os benefícios da uva são:

 

  • Ótima para prevenção de problemas cardíacos

Por causa de seus diversos nutrientes, entre eles a vitamina K, uvas são excelentes opções para garantir a saúde do coração, além do equilíbrio de todo fluxo sanguíneo, oferecendo benefícios à coagulação sanguínea, para o fortalecimento das artérias, e consequentemente reduzindo o colesterol ruim (LDL).

  • Pode auxiliar na perda de peso

A uva é uma fruta com grandes vitaminas que regulam todo funcionamento do intestino, além das fibras presentes na fruta que ajudam preparar o corpo para eliminação de gorduras do organismo.

Por ser uma boa fonte de carboidratos, a fruta auxilia na manutenção e síntese das fibras musculares. Consumir um copo de suco da uva, sem açúcar para não ganhar peso, após o treino, ajuda na recuperação metabólica e muscular e ativa a síntese proteica responsável pelo crescimento da massa magra.

  • Combate a inflamação

Por causa de suas diversas vitaminas, entre elas as vitaminas do complexo C, e seus variados minerais, a uva é excelente para como um anti-inflamatório. Isso porque esse combo de vitaminas e minerais serão grandes aliados à fortificação da defesa imune do organismo.

  • Excelente para a saúde dos olhos

Ainda por conta dos diversos antioxidantes presentes na uva, a fruta pode contribuir de maneira extremamente positiva para a saúde ocular. Desta forma, a uva ajuda prevenir doenças oculares, tais como degeneração macular e catarata, comuns em pessoas idosas.

  • Contribui para a saúde cutânea

Por ser uma excelente fonte de vitamina C, a fruta ajuda a expelir os radicais livres do organismo, contribuindo desta maneira para a saúde da pele, e retardando o envelhecimento precoce.

E por estes e outros motivos, a uva será uma grande aliada a uma dieta saudável.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.