O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

6 Benefícios da pera para saúde e estética

O consumo saudável da pera pode ser através de compotas, in natura, sorvetes naturais, e principalmente vitaminas.

6 Benefícios da pera para saúde e estética
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

A pera é uma saborosa fruta, além de bastante consumida entre os brasileiros. Sua consistência macia e sabor característico levemente adocicado fazem da pera uma fruta de fácil ingestão, podendo substituir sobremesas industrializadas de forma bastante saudável.

Além disso, a fruta oferece excelentes benefícios para saúde dos quais falaremos mais adiante.

Como consumir a pera

O consumo saudável desta fruta pode ser através de compotas, in natura, sorvetes naturais, e principalmente vitaminas.

Por ser uma fruta suculenta, a combinação da pera com outras frutas suculentas para uma vitamina saudável é uma excelente dica para seu consumo.

Para que serve e quais propriedades da pera?

A pera é outra fruta com alto teor de água na sua composição (aproximadamente 84% dela é composta por água). Além disso, a pera é rica em fibras essenciais. Boa parte das fibras estão presentes na casca, além de ser uma fruta rica em vitamina C, K e minerais importantes como cobre, zinco, e potássio.

As peras ainda contêm bons fitonutrientes: flavan-3-ol, carotenoides, flavonoides, ácido hidroxibenzóico, hidroquinonas, e ácido hidroxicinâmico. Algumas variedades da fruta, tais como a de casca vermelha, contêm também antocianinas na composição.

Ademais, essa fruta deliciosa é de baixo nível de calorias. São apenas 58 calorias em cada 100 gramas, o que faz dela leve e dietética.

6 Benefícios da pera:

 

  • Excelente para saúde capilar e da pele

A fruta possui alguns agentes oxidantes, como carotenóides, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele, inibindo o surgimento de rugas e manchas.

Essas substâncias auxiliam também na saúde capilar, oferecendo brilho aos cabelos e prevenindo a queda de fios.

  • Ajuda na saúde óssea

A fruta possui variados minerais. Estes são: magnésio, fósforo, cálcio, manganês, cobre, zinco e potássio, que contribuem previnem a perda de minerais ósseos e alguns problemas relacionados a saúde óssea, como osteoporose.

  • Uma fruta leve que ajuda emagrecer com saúde

Por ser de baixo nível calórico, e possuir boas fibras, a pera ajuda no emagrecimento.

As fibras oferecem saciedade e inibem o apetite. Elas ainda têm efeitos diuréticos, que eliminam gorduras que causam inchaço e ganho de peso.

  • Auxilia de forma eficaz na prevenção de doenças coronárias

A pera é um excelente alimento com diversos antioxidantes. Isso faz dela um alimento com variados benefícios para o coração. Isso se dá ao fato de que sem a ação eficaz dos antioxidantes, o estresse oxidativo provoca doenças coronárias.

Ademais, a quantidade de fibras solúveis presentes na pera ajuda a diminuir de maneira drástica os níveis de colesterol, evitando futuros problemas no órgão.

  • Excelente para a saúde intestinal

Os benefícios das fibras presentes na pera também auxiliam na saúde intestinal.

Isso porque essas fibras da pera, solúveis e insolúveis, além de antioxidantes que eliminam radicais livres do corpo, também equilibram o trato intestinal para uma digestão saudável.

  • Controle de diabetes

Devido ao seu baixo índice glicêmico e boas quantidades de fibras, as peras são excelentes para o controle de diabetes tipo II.

Além disso, peras têm propriedades vasodilatadoras, já que são ricas em potássio, mineral que controla pressão alta, prevenindo problemas relacionados à pressão alta, como AVC, ou trombose.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.