O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

6 Benefícios da manga para saúde e no emagrecimento

A polpa da manga é de um tom amarelado intenso. O sabor da fruta é doce e sua consistência é fibrosa.

6 Benefícios da manga para saúde e no emagrecimento
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

A manga é uma saborosa e nutritiva fruta e bastante queridinha, principalmente entre os brasileiros. Ela é originária do sudeste da Ásia e também da Índia. Atualmente, ela cultivada em países de climas tropicais, México, Brasil, Equador, Guatemala, Peru, e Haiti.

Sua casca tem coloração verde e, conforme a fruta vai amadurecendo, ela vai passando de um tom amarelado até o vermelho.

A polpa da manga é de um tom amarelado intenso. O sabor da fruta é doce e sua consistência é fibrosa, dependendo da variedade da manga.

Para que ela serve e quais maneiras de consumir a manga?

A fruta pode ser ingerida in natura. Pode também ser utilizada como um ingrediente em variados pratos, geleias, doces, sucos. Combinada com outras frutas, ela pode dar um delicioso sabor para saladas de frutas ou de verduras.

Propriedades nutricionais benéficas 

Uma pequena porção de manga média (100g da fruta), um pouco menor do que ela inteira, contém somente 50 Kcal, assim sendo apenas 13 gramas de carboidratos, 1 grama de proteínas e pouquíssima quantidade de gorduras.

Além disso, a manga é rica em fibras. Em 100g da fruta, existem 2 gramas de fibras.

E a fruta ainda é rica em propriedades nutricionais essenciais para o organismo, sendo uma fonte de minerais vitaminas. Entre eles estão a vitamina B6, vitamina A e C, ferro, cobre e potássio.

E os benefícios oferecidos pela manga com base nessas propriedades da fruta são:

  • Ajuda no emagrecimento

Por ela ser uma boa fonte de fibras essenciais, acrescentar a manga em seu cardápio de emagrecimento ajudará a elevar a sensação de saciedade no estômago, desta forma inibindo a compulsão alimentar e reduzindo a quantidade de calorias consumidas durante o dia. Além disso, a quantidade de fibras presentes na fruta ajudam a regular o fluxo intestinal e eliminam gorduras do organismo.

  • Tmbém é excelente na prevenção e controle do colesterol

Por causa de seu baixo índice glicêmico, e grande quantidade de fibras presentes na manga, fruta também é um alimento ideal para ser incluído no cardápio de pacientes portadores de diabetes tipo II. Na prática, isso demonstra que, ao ingerir a fruta, os picos de glicose e insulina no fluxo sanguíneo poderá ser controlado de forma eficaz.

  • Auxilia também na prevenção de câncer

Por ser uma excelente fonte de polifenól, substância capaz de inibir o desenvolvimento de células cancerígenas, e também pectina, outro componente que previne o câncer, a manga é um alimento totalmente eficaz na prevenção de câncer, principalmente de cólon e também de mama.

  • Eficaz também para o nosso sistema imune

Por ser uma fruta que contém boas quantidades de vitamina A e C, ela também é uma fruta ideal para nosso sistema imune, fortificando a defesa imunológica do organismo e mantendo o corpo saudável.

  • Excelente para a saúde ocular

A manga também é rica em vitamina A. Para se ter uma ideia, apenas uma porção de 1 pequena xícara de manga em cubinhos contém aproximadamente 25% da quantidade vitamina A recomenda para o dia.

Essa vitamina, conhecida também como retinol, é bastante eficaz para a saúde ocular.

  • Faz muito bem para a pele

Mulheres vaidosas adoram cuidar de sua pele. E a manga é o alimento que pode ajudar mantê-la sempre brilhante, bonita e rejuvenescida. Isso se dá ao fato de a manga ser uma boa fonte de vitamina C e também antioxidantes, e outros nutrientes que ajudam a combater os radicais livres

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.