O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

6 benefícios da lichia para saúde e beleza

É possível encontrar a lichia de diversas formas, entre elas a processada, enlatada, como saborosas geleias, iogurtes.

6 benefícios da lichia para saúde e beleza
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Lichia é uma pequena fruta, de clima subtropical, originária da China. Ela é de coloração vermelhada, e sua casca áspera e enrugada. Sua época predominante de consumo é no fim de ano, principalmente no Brasil.

Isto é, quando chega o verão brasileiro, começa a safra de lichia.

É possível encontrar ela de diversas formas, entre elas a processada, enlatada, como saborosas geleias, iogurtes, e também como um bom ingrediente para caipirinhas.

Alguns pratos também podem conter a fruta como um ingrediente extra. E apesar de ser uma fruta exótica e não tão popular quanto outras, a lichia oferece diversos benefícios para saúde, estética e bem-estar.

Veja para que serve a lichia e quais suas propriedades nutricionais

É uma fonte de vitaminas e minerais. Entre estes, estão as vitaminas do complexo B, vitaminas C, além de potássio, cobre e cálcio. Tudo isso torna o alimento uma fonte de propriedades antioxidantes que ajudam a manter o organismo em perfeito equilíbrio.  

Por isso, está fruta é uma excelente recomendação para uma dieta saudável e equilibrada. Além de ser uma fruta saborosa, quando combinada com outras frutas, seus efeitos benéficos são potencializados pela combinação de nutrientes que a união das frutas oferece.

E por estes e outros motivos, a lichia oferece diversos benefícios para saúde.

6 Benefícios da lichia para sua saúde e estética. Confira:

 

  • Auxilia na remoção das manchas de pele

Por ser uma fruta em vitamina C, a lichia é um alimento incrível para o problema de manchas na pele. A vitamina C e uma combinação de antioxidantes relacionados com essa vitamina retardam os sinais na pele do envelhecimento precoce.

  • Age no controle do colesterol ruim, o LDL

A proantocianidinas, um antioxidante presente na lichia, é responsável pelo controle do colesterol ruim (LDL), no organismo. Além dos antioxidantes, a combinação de vitaminas e sais minerais da lichia será eficiente na prevenção do excesso de colesterol no fluxo sanguíneo.

  • Prevenção e redução de problemas no coração

Dando segmento ao benefício citado acima sobre a redução do colesterol ruim, o resultado desse controle é a redução de problemas cardíacos.

E além das proantocianidinas, que são responsáveis pela prevenção do mal colesterol, o oligonol, um dos polifenois presentes na lichia, também age na gordura visceral, ajudando a controlar os níveis de gordura no sangue.

  • A fruta é um alimento ideal para a perda de peso saudável

De modo que os polifenois presentes na chia agem no controle de gordura, principalmente as viscerais, em conjunto com as fibras, essas substâncias promovem saciedade ao organismo, inibindo a vontade de comer, e reduzindo o nível de gordura no sangue.

  • É excelente na prevenção de cataratas

A lichia é uma fonte de excelentes fitoquímicos ricos em propriedades antioxidantes, e também antineoplasmáticas. Ambas as substâncias auxiliam na prevenção do desenvolvimento anormal de algumas células nos olhos. E essas células são as responsáveis pelas cataratas.

  • Contém efeitos anticancerígenos:

Por causa dos antioxidantes que agem na prevenção dos radicais livres do organismo, a lichia é um alimento excelente no combate e prevenção do câncer, principalmente o câncer de mama.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.