O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

5 Benefícios do melão para saúde

Assim como melancia, melão também contém bastante água, e oferece incríveis benefícios para a saúde.

5 Benefícios do melão para saúde
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

O melão é uma fruta doce e bastante suculenta, e uma fruta bastante consumida pelos brasileiros. A mais comum encontrada no Brasil é a amarela, de produção simples, e facilmente encontrada nos hortifrutis e supermercados.

Assim como melancia, melão também contém bastante água, e oferece incríveis benefícios para a saúde.

Ele é consumido principalmente durante o verão. E boa parte de suas propriedades benéficas advém da grande quantidade de água presente na fruta, principalmente quando o organismo necessita de hidratação no calor.

Para que serve o melão

Diversos estudos afirmam que o consumo do melão ajude a reduzir risco de obesidade, doenças cardíacas, diabetes, além de promover saúde e brilho também para cabelo e pele.

Suas formas de consumo são: suco, in natura, ou combinado com outras vitaminas, e saladas de frutas, e até mesmo combinar em uma refeição dietética.

Propriedades nutricionais da fruta:

O melão é um alimento rico em nutrientes essenciais.

Isso porque ele contém diversos antioxidantes, incluindo zeaxantina, betacaroteno, e colina, e todos estes são fundamentais na prevenção de doenças, entre elas o câncer. Além disso, vitamina A, C, minerais como ferro, e o cálcio são presentes em abundância no melão.

E essas propriedades da fruta oferecem os seguintes benefícios para saúde:

  • Melão é ideal para fortificar a saúde capilar e da pele

Quando falamos de uma fruta que auxilia no fortalecimento da saúde capilar, o melão é uma das principais.

Isso porque melão contém licopeno, vitaminas A e vitamina C. Elas ajudam o organismo no combate aos radicais livres nocivos às células e responsáveis pelo envelhecimento precoce, principalmente da pele.

A vitamina C é essencial para estimular produção do óleo que ajuda manter os cabelos hidratados e saudáveis.

A ingestão da vitamina C é também necessária para construção e manutenção de colágeno, eficaz para manter a estrutura da pele e do cabelo intacta.

  1. O melão fortifica de maneira eficiente nosso sistema imunológico

Melões contém diversos biflavonoides. Essas substâncias são fontes ideais de antioxidantes e anti-inflamatórios, e os carotenoides, que ajudam na prevenção de diversas enfermidades.

Além disso, melões são ótimas fontes de minerais, entre eles o ferro, fundamental no combate à anemia, e o cálcio, fortificador dos dentes e ossos. Tudo isso oferece um equilíbrio saudável para que o sistema imunológico consiga trabalhar de maneira eficaz no combate a doenças.

  • Melhora a saúde ocular

O melão contém betacaroteno, que dentro do organismo se transforma em vitamina A. Essa vitamina é responsável pela prevenção dos danos de radicais livres às células. Além disso, a vitamina A é responsável pela manutenção da retina que transforma luz em impulsos elétricos, oferecendo proteção para ela.

  • Combate a insônia

O melão contém diversos efeitos calmantes, fazendo com que a musculatura do corpo, e os nervos fiquem relaxados. O resultado disso será um corpo relaxado e ideal para uma noite tranquila de sono.

  • Ajuda no emagrecimento

O melão é uma fruta diurética, com grande quantidade de água em sua composição. Isso faz com que o consumo da fruta ajude a combater a retenção de líquidos que causam o ganho de peso e volume físico. Combinar melão com melancia em uma dieta é ideal para perder peso com saúde e expelir excesso de líquidos do organismo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.