O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

5 benefícios do maxixe para ajudar perder peso

Assim como os vegetais de sua família, o maxixe é um alimento riquíssimo em diversos nutrientes dos quais o corpo necessita.

5 benefícios do maxixe para ajudar perder peso
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

O maxixe, cujo nome científico é cucumis anguria L., é um alimento de origem africana, e atualmente bastante popular e consumido principalmente no Nordeste e Norte do Brasil.

Pertencente à família do pepino, das abóboras, melancia e melão, essa hortaliça tem uma casca de cor esverdeada cheia de pequenos espinhos inofensivos que não chegam a machucar.

Propriedades nutricionais do maxixe

Assim como os vegetais de sua família, o maxixe é um alimento riquíssimo em diversos nutrientes dos quais o corpo necessita.

Entre suas diversas vitaminas e minerais, podemos ressaltar a presença de cálcio, fósforo, zinco, ferro, sódio, magnésio, além de suas importantes vitaminas A (betacaroteno), vitaminas do complexo B, vitaminas C, e E.

Em relação ao zinco, o composto é quase totalmente evaporado no cozimento da hortaliça.

Por isso, a recomendação de consumo do maxixe para que nenhum nutriente seja perdido é comê-lo cru.

Só basta descascá-lo, cortá-lo em rodelinhas e adicioná-lo em um prato de saladas. 

5 benefícios do maxixe para sua saúde

  • Ajuda a melhorar o sistema imunológico

Por ser um alimento rico em zinco, o consumo do maxixe é excelente para o fortalecimento do sistema imunológico.

Isso porque o zinco é um mineral potente na ação contra fungos, vírus ou bactérias. O composto age renovando as células de defesa do organismo para melhor preservação de nossa saúde.

Pessoas cujo a alimentação está em defasagem de zinco são mais propensas às doenças causadas por agentes nocivos presentes no organismo.

E mais, a vitamina C presente no maxixe também age no combate aos radicais livres do corpo, auxiliando na prevenção de doenças oxidativas.

  • Ajuda na saúde dos ossos

O maxixe é um alimento rico em cálcio.Em combinação com outras substâncias presentes no vegetal, que auxiliam na melhor absorção do cálcio no organismo, o consumo do maxixe ajudará de maneira eficiente na saúde dos ossos, prevenindo desta forma doenças, como a osteoporose.

Por isso, para evitar a fragilidade na densidade óssea, o consumo do maxixe será de suma importância.

  • Ajuda a prevenir anemia

A anemia é uma doença causada principalmente pela defasagem de ferro no fluxo sanguíneo. E o ferro é um dos nutrientes presentes no maxixe.

Por este motivo, o consumo do alimento auxilia na prevenção de anemias e outras doenças associadas à falta de minerais importantes no sangue, principalmente o ferro.

  • Ajuda a melhorar a aparência da pele

Por ser um alimento rico em vitamina C, o consumo da hortaliça é importante para a saúde e aparência da pele.

Isso porque a vitamina C estimula a produção de colágeno. E o colágeno é o principal responsável por prevenir a flacidez e manter a firmeza na pele.

E mais, a vitamina C também ajuda a combater radicais livres que causam o envelhecimento precoce e rugas na derme.

  • Um alimento excelente para quem deseja emagrecer

Por causa de suas fibras, o maxixe auxilia no emagrecimento saudável. As fibras presentes no vegetal proporcionam a sensação de saciedade, desta forma, mantendo o controle do apetite e evitando a fome compulsiva.

E mais, as fibras tem uma função importante no controle de colesterol e alto nível de açúcar no sangue. Por isso são excelentes no emagrecimento saudável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.