O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

5 Benefícios da vagem para saúde

Outro grande benefício da vagem para nossa saúde: ela é um importante alimento para saúde de nossos olhos.

5 Benefícios da vagem para saúde
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Com um sabor altamente delicado e bastante agradável para os nossos paladares, a vagem é um vegetal fundamental para o bom funcionamento de nosso organismo. Saiba mais sobre esse vegetal nutritivo e veja como ele pode auxiliar em sua saúde.

A vagem pertence à mesma família do feijão. E por isso, ela também popularmente chamada de “feijão verde”.

A leguminosa é composta de poderosas propriedades para o corpo, tais como vitaminas do complexo B e seus importantes minerais. 

De modo que ela pode ser adicionada em saladas, refogada, pode também ser utilizada em sopas, ou outros tipos de pratos quentes, a vagem é um alimento versátil para consumo, altamente nutritivo e suas inúmeras vantagens são presenciadas pela quantidade do ácido fólico (vitamina B9), vitamina C, fibras e minerais como o magnésio, cálcio, ferro e fósforo.

Vamos conhecer um pouco mais sobre as propriedades nutricionais da vagem

Rica em inúmeros nutrientes fundamentais para o equilíbrio de nossa saúde, a vagem é composta de:

  • Vitaminas do complexo B, assim como vitamina C, e vitamina K,

Além disso, existem a presença em abundância de alguns minerais, entre eles:

  • Cálcio, o ferro, fósforo, o magnésio, boas fibras, ômega 3proteínas e os carboidratos.

Vejamos então os benefícios que a vagem oferece ao corpo com base nestes componentes.

  • Ajuda a melhorar a saúde dos ossos

Graças à vitamina K presente na composição do alimento, a vagem é um poderoso vegetal para a saúde dos ossos. Isso ocorre porque a vitamina K é responsável por melhorar a absorção de cálcio no organismo.

E como é de conhecimento de muitos, o cálcio é o principal mineral para a saúde óssea.

Com uma melhor absorção do cálcio no organismo, nossa estrutura óssea será protegida.

  • Age como um anti-inflamatório natural

Devido aos antioxidantes presentes na vagem, flavonoides e os carotenoides, o vegetal apresenta poderosos efeitos anti-inflamatórios, podendo ser importante para combater artrites, e outros problemas semelhantes.

  • Auxilia na saúde ocular

Outro grande benefício da vagem para nossa saúde: ela é um importante alimento para saúde de nossos olhos. Esse benefício é o resultado da boa quantidade de vitamina A presente no alimento.

Essa vitamina é uma das principais quando o assunto é saúde ocular. Ela ajuda a prevenir doenças, como cataratas, retinopatia diabética, entre outras.

  • Ajuda a manter o peso ideal

A vagem é um alimento com baixíssimo nível de gorduras e calorias. Por isso, além de oferecer diversas propriedades nutricionais para o corpo, a vagem também impossibilita o acúmulo de gorduras ruins (LDL) no organismo.

Além disso, a presença das fibras e antioxidantes combatem altos níveis de gorduras já existentes no corpo, ‘enxugando’ o peso, e prevenindo doenças causadas pelo excesso de colesterol.

  • Ajuda a melhorar o humor

Por ser uma fonte de vitamina B9 (ácido fólico), a leguminosa estimula a produção de hormônios associados ao bom-humor e bem-estar.

Desta forma, ela oferecerá disposição para o seu dia, e auxiliará no relaxamento físico para uma boa noite de sono.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.