O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

5 Benefícios da berinjela para um corpo saudável e bonito

Conheça alguns benefícios da berinjela e como esse alimento saboroso e nutritivo alimento pode ajudar a melhorar sua saúde e estética.

5 Benefícios da berinjela para um corpo saudável e bonito
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

A berinjela, um legume de casca roxa, rico em água e diversos antioxidantes que atuam de forma benéfica no organismo agindo diretamente na prevenção de problemas cardíacos e no controle de colesterol.

Trata-se de um legume de baixo nível de calorias e pode servir como ingrediente para diversas receitas naturais e dietéticas, já que seu poder de emagrecimento auxilia em um regime de perda de gorduras.

Berinjelas pertencem à família de vegetais, a batata, tomate, pimenta, e também pimentão, legumes altamente nutritivos como a berinjela é.

Formas de consumo da berinjela

Como já mencionado, a berinjela pode ser utilizada em receitas combinada com outros legumes, pode ser refogada, assada com recheio, pode ser servida como complementos para ensopados, molhos, sopas.

E para detox, a berinjela pode ser combinada com outras frutas dietéticas para uma bebida desintoxicante e dietética.

Propriedades da berinjela

A berinjela é um excelente legume. Isso porque além de apresentas baixíssimo nível calórico (26 Kcal em 100 gramas do legume cru) e de gordura saturada, a berinjela é um legume rico em vitaminas e minerais importantes para o nosso corpo.

Desta forma, a berinjela oferece diversos benefícios com base em suas propriedades nutricionais.

Conheça alguns benefícios da berinjela e como esse alimento saboroso e nutritivo alimento pode ajudar a melhorar sua saúde e estética.

  • Excelente antioxidante

Por serem fontes de importantes compostos fenólicos, que atuam no organismo como poderosos antioxidantes, o legume auxilia na prevenção de doenças e proteção do organismo contra a oxidação causada por bactérias e fungos, e radicais livres nocivos que causam doença no corpo.

  • Excelente paras a saúde cutânea

A presença da vitamina C no legume faz com que o consumo do alimento seja responsável por manter a pele sempre saudável, hidratada e macia, já que essa vitamina também age como um poderoso antioxidante.

E além da vitamina C, outro antioxidante presente no legume, tal como a antocianina, ajuda a combater radicais livres responsáveis pela oxidação e com isso o envelhecimento precoce e as rugas.

  • Ajuda a fornecer minerais e vitaminas que dão disposição e bom humor

Apenas uma xícara de berinjela cozida é capaz de suprir 6% de dose de tiamina e vitamina B6 recomendada por dia.

Essas duas vitaminas do complexo B atuando juntas no organismo são importantes na metabolização de alimentos que suprem a energia do corpo.

A vitamina B6 é responsável também por sintetizar serotonina, o hormônio que equilibra humor, sono, e oferece sensação de relaxamento para o corpo.

  • Auxilia na perda de peso

Um dos excelentes benefícios oferecidos pela berinjela é ajudar no controle de sobrepeso e obesidade, já que é um legume de pouca densidade energética.

Além disso, o vegetal é rico em água e fibras, o que tornam a berinjela um diurético natural capaz de combater a retenção de líquidos e o excesso de gorduras no organismo.

  • O legume age no controle da diabetes

Novamente suas fibras têm uma importante função para o organismo, elas ajudam no controle diabetes. Além disso, é um alimento de baixa calorias, com bastante água, excelente para tratamentos de diabetes e controle de glicemia no sangue.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.