O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

5 Benefícios da alface para saúde humana

A alface é de baixíssimo nível calórico. Só para se ter uma ideia, em 100 g de alface existem nada mais do que 15 calorias. Outras fontes nutritivas da alface são: carboidratos naturais, proteínas, fibras.

5 Benefícios da alface para saúde humana
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Alface,considerada uma hortaliça popular e bastante consumida, principalmente no Brasil, é um alimento de folhas esverdeadas, leves e nutritivas. Combinada a uma salada e temperos específicos, o sabor da alface é bastante apetitoso e suas folhas são bastante saborosas.

Algumas variedades de alfaces existentes:

Existe uma variedade de alfaces que podem ser combinadas a uma salada saborosa e rica em nutrientes, também podem ser consumidas sozinhas. Entre essas espécies da hortaliça, estão: repolhuda lisa, americana ou a repolhuda crespa.

Também existe a solta lisa, solta crespa e a romana. O que muda nessas variedades de alfaces são suas características, algumas de verde mais claro, verde mais escuro, folhas mais lisas, mais ásperas, etc.

Para que serve como a alface pode ser utilizada

Seu uso popular é na forma de salada, sendo apenas ela no prato de salada ou também acompanhada de outros legumes, tais como tomates, cebola, cenoura, ou folhas, como as rúculas, espinafres e couve. A alface é ainda um ingrediente bastante comum nos sanduíches naturais.

E algumas vitaminas detox com alfaces podem ser bastante saborosas e nutritivas.

Propriedades da alface

A alface é de baixíssimo nível calórico. Só para se ter uma ideia, em 100 g de alface existem nada mais do que 15 calorias. Outras fontes nutritivas da alface são: carboidratos naturais, proteínas, fibras, vitaminas A, C, E e vitamina K. Além disso, a alface é constituída de diversos minerais, como cobre, fósforo, cálcio, cobre, magnésio, manganês, sódio, zinco e principalmente ferro.

Entre seus fitonutrientes, a alface é rica em betacaroteno, zeaxantina e luteína. Todos estes são chamados de compostos carotenoides.

Com base nestas propriedades, os benefícios da alface são os seguintes:

 

  • Excelente na prevenção de anemia

Por ser uma hortaliça rica em ferro, a alface é excelente na prevenção de anemia. Isso porque o ferro recompões a hemoglobina, o que é essencial para evitar a doença e manter o corpo saudável e com disposição.

  • Ajuda na prevenção de doenças degenerativas, uma delas o Alzheimer

Por ser uma fonte de vitamina K, um nutriente que pode ajudar na prevenção e controle do Alzheimer, as folhas de alface serão excelentes na prevenção da doença.

  • Fortalecimento de nossa saúde óssea

Além de ser rica em cálcio, o mineral que age na saúde dos ossos, as folhas também são uma fonte de vitamina K. Além disso, a combinação de ambos os nutrientes será importante para que o organismo consiga metabolizar o cálcio e mantenha a saúde dos ossos em dia.

  • O consumo Auxilia no emagrecimento

Por ser pouco calórica, e rica em nutrientes essenciais para saúde, as folhas são excelentes para uma dieta com foco no emagrecimento saudável.

Além dos nutrientes já citados, a quantidade de fibras e água presentes na alface promovem a sensação de saciedade, inibindo a compulsão alimentar.

  • Ajuda também na saúde ocular

Por causa da quantidade de vitaminas combinadas com a vitamina A, presente de forma abundante na alface, a hortaliça é excelente para saúde dos olhos, prevenindo também possíveis doenças oculares, como cataratas.  

Agora que você já conhece os excelentes benefícios que oferece para saúde, corpo, e emagrecimento, uma boa dica é combiná-la a alimentos saudáveis fazendo um cardápio dietético eficaz para emagrecer com saúde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.