O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

5 benefícios da abóbora para emagrecer com saúde

E não apenas saborosa, a abóbora ainda é uma excelente fonte de diversos nutrientes necessários para o corpo.

5 benefícios da abóbora para emagrecer com saúde
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

A abóbora, um fruto da aboboreira, é um alimento de casca alaranjada e bastante popular entre os brasileiros pelas diversas receitas que ela oferece. É um fruto bastante saboroso que serve como um ingrediente para diversos pratos.

E não apenas saborosa, a abóbora ainda é uma excelente fonte de diversos nutrientes necessários para o corpo.

Entre as propriedades benéficas da abóbora, uma rica quantidade de vitaminas e também minerais estão presentes no alimento.

Propriedades nutricionais da abóbora

Assim como vários alimentos naturais, a abóbora também é uma fonte de diversos benefícios nutricionais para saúde. Entre as vitaminas e os minerais presentes no alimento, podemos citar a vitamina A, as vitaminas do complexo B, vitamina C, além dos minerais, como o fósforo, cálcio, potássio, cobre, e suas fibras e proteínas. Um alimento saboroso e completo.

Com isto, a abóbora oferece os seguintes benefícios para saúde, bem-estar, e emagrecimento

Benefícios da abóbora

  • Excelente para o emagrecimento saudável

Por ser um alimento de baixo nível de calorias, e também apresentar uma grande quantidade de fibras, a abóbora é o alimento perfeito para quem deseja ou precisa emagrecer de maneira saudável.

Para se ter uma ideia, em apenas uma xícara de abóbora, existe cerca de 3g de fibras, nada mais do que 50 calorias e 0% de gorduras.

Por causa de suas fibras, ela ajuda a elevar a saciedade, prolongar o processo digestivo, inibindo a fome compulsiva. E as fibras presentes em sua composição auxiliam no controle da absorção de glicose e gordura no sangue.

  • Ajuda a aumentar a absorção de magnésio no corpo

O magnésio é um dos minerais essenciais para o organismo, considerado o mais fundamental para o organismo, ficando somente atrás do potássio. Esse mineral é responsável por agir no relaxamento muscular, bem como no controle dos níveis glicêmicos do sangue, controlando a pressão sanguínea, e agindo na produção de proteínas das quais o corpo precisa.

  • Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico do corpo

Por ser uma boa fonte de zinco, e vitamina C, a abóbora ajuda a melhorar a defesa imunológico do corpo.

O zinco é o mineral responsável por combater diversas doenças do corpo, e a vitamina C combate os radicais livres que causam essas doenças.

  • Ajuda a controlar os níveis de pressão alta

A abóbora, especificamente o óleo de sua semente, apresenta excelentes quantidades de fitoestrógenos. Essas substâncias são benéficas para o controle da hipertensão. Segundo o que apontam alguns estudos, o consumo desse óleo ajuda a regular a pressão sanguínea em até 12 semanas.

  • Contém propriedades que relaxam e melhoram a qualidade do sono

Pelo fato de suas sementes serem boas fontes de uma substância chamada de triptofano, a abóbora oferece benefícios para a qualidade do sono.

Isso porque essa substância nada mais é do que o aminoácido que estimula a serotonina. Por isso, o consumo da abóbora será responsável por proporcionar sensações de bem-estar para o corpo, fazendo com que o sono seja leve e tranquilo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.