O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Paracetamol: para que serve, indicações, como funciona

O remédio é utilizado desde 1893, mas só começou a ser vendido em 1950.

Paracetamol: para que serve, indicações, como funciona
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

O paracetamol é um medicamento da classe dos analgésicos e antitérmicos, seus principais usos são no combate de dores de cabeça, dor de dente, dor muscular, dores nas costas.

Dores de cólicas menstruais, dores relacionadas a gripe e resfriados, artrite e febre. Sua eficácia é rápida por conta da atuação no sistema nervoso central do organismo humano.

Este medicamento sempre procura regular a temperatura corporal, diminuindo também a sensibilidade do corpo para a dor.

O efeito do paracetamol começa entre 15 e 30 minutos, tendo o seu efeito a duração normalmente entre 4 e 6 horas.

O Ministério da Saúde recomenda o uso do fármaco no tratamento da dengue e de seus sintomas.

Acontece que mesmo tendo a recomendação do Ministério da Saúde, existem cientistas que afirmam que esta relação pode trazer riscos ao paciente, além de não haver base científica de que há eficácia ou segurança neste tipo de tratamento.

Contraindicações e mais detalhes do paracetamol

Pessoas que possuem alergia ao medicamento ou a componentes existentes na fórmula não devem tomar este remédio.

Menores de doze anos também não podem fazer o uso deste remédio. Pessoas com doença no fígado precisam de orientação médica.

Não há recomendação médica para superdoses deste remédio. Ao invés de um maior alívio, o paciente pode conseguir um problema de saúde.

Entre os efeitos colaterais do paracetamol aparecem cansaço, sono, erupções cutâneas, anemia hemolítica, choque anafilático e broncoespasmo.

O preço do paracetamol varia muito, porém existem várias formas de venda do medicamento: comprimidos, gotas ou suspensão oral. Normalmente o medicamento custa no máximo R$ 20.

O uso desta medicação foi registrada pela primeira vez em 1893, mas a sua eficácia só foi provada em 1940. E a partir de 1950 ele se tornou popular, atingindo o conhecimento da população, como é atualmente.

O paracetamol também pode ser encontrado sob os nomes: Tylenol, Vick Pyrena, Sonridor, Dorico, Febralgin e Parador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.