O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Pantoprazol: para que serve, bula e mais detalhes

Confira informações importantes sobre este medicamento antes de comprá-lo!

Pantoprazol: para que serve, bula e mais detalhes
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

O Pantoprazol é uma medicação que trabalha atuando principalmente no controle da produção do ácido do estômago. Este ácido, denominado clorídrico é o responsável pelo desconforto sentido por pessoas que passam por gastrite e outras.

O medicamento é conhecido como uma forma de inibir a “bomba de prótons”. Ele acaba com a estrutura presente nas células do estômago, as parietais, responsáveis pela produção do ácido.

Assim, o efeito reduz a produção da propriedade após a secreção ser inibida, em um mecanismo de auto inibição.

Este remédio é usado para quem passa por problemas gastrintestinais, para quem está tratando úlcera péptica duodenal, gástrica, enfrenta quadro de esofagite de refluxo moderado ou grave, pessoas que possuem doença de Zolliger Ellison e também age como um ajuda na remoção da bactéria helicobacterpylori.

A ação do medicamento ainda é notável contra acidez, dores no estômago, desconfortos na região, dores agudas ou crônicas, refluxo, inflamação leve no esôfago e outros.

Este remédio é vendido com vários outros nomes como: Gastropan, Pantasun, Pantocal, Pantopaz, Prazy, Puloprazol, e vários outros.

Confira mais detalhes sobre o pantoprazol

Os efeitos colaterais acontecem em cerca de 5% dos pacientes que utilizam esta medicação. As normalmente relatadas são dor de cabeça, febre, diarreia, vômito, dores no abdômen e irritação na pele.

Em casos raros e raríssimos aparecem inchaços, vertigem, fraqueza, cansaço, alteração nas células do sangue, mudanças de peso, e depressão.

Este medicamento é contraindicado para indivíduos que possuem alergias à fórmula ou que estejam sendo tratados com atazanavir. Menores de cinco anos não devem tomar o remédio.

Grávidas e lactantes não devem fazer o uso, já que existe excreção de pantoprazol no leite materno.

Sua quantidade a ser tomada é de 20 mg uma vez ao dia. Crianças de 5 anos pesando entre 15 e 40 kg a indicação é a mesma, podendo durar até oito semanas.

Não é recomendado o seu uso com paracetamol. A orientação médica é necessária!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.