O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Dexametasona: para que serve, contraindicações e efeitos

Conheça informações detalhadas sobre este medicamento antes de utilizar.

Dexametasona: para que serve, contraindicações e efeitos
Deixe Seu Voto

Anti-inflamatório e antialérgico, o dexametasona faz parte do grupo dos medicamentos corticosteroides, muito potente para combater as reações alérgicas graves, infecções causadas por fungos, doenças reumáticas, na pele, no olho e região próxima, problemas hormonais, edema cerebral, doenças no trato gastrointestinal e várias outras.

Esta medicação é recomendada pelos profissionais da saúde por ter efeitos anti-inflamatórios eficientes e um efeito considerado leve no organismo.

A dexametasona tem pouca propriedade responsável por reter sódio no organismo. Esta medicação é forte e pode ter reações que venham a interferir no sistema nervoso.

Caso este remédio seja utilizado de forma irresponsável e desenfreada, o usuário poderá ter sintomas da doença desregulado, impedindo o tratamento ideal da enfermidade.

Sendo um anti-inflamatório esteroide, este remédio impede que cresçam células inflamadas no local afetado pela doença, impedindo sobretudo a reprodução das células.

O efeito dele é gradativo, portanto o médico precisa indicar o início e o final do uso, se o processo de cura de uma doença grave for o seu caso, o médico necessita estar a par de todo o tratamento.

Administrado de forma oral, este medicamento é metabolizado pelo fígado de forma mais lenta que o padrão dos corticoides. Ele é completamente eliminado pela urina.

Nas farmácias, o medicamento é encontrado também com o nome Dexamex em comprimido ou em forma injetável.

O preço pode variar entre R$ 5 até R$ 20, sempre diferenciando a região, quantidade ou pela marca.

Contraindicações e mais detalhes da dexametasona

Mulheres grávidas precisam de doses ordenadas pelo médico. Pessoas com infecções fúngicas sistêmicas, que tenham alergia a qualquer componente do medicamento ou que estejam em fase de lactação não estão indicadas a fazer o uso deste remédio.

Entre os efeitos colaterais, esta medicação pode causar o aumento do apetite, aumento de peso, dores de cabeça, fraqueza nos músculos, pressão alta e até insuficiência cardíaca. As mulheres podem notar casos de irregularidades menstruais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.