O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Aciclovir: para que serve, posologia, bula e tudo sobre

Este remédio é um antiviral, saiba detalhes sobre ele neste artigo.

Aciclovir: para que serve, posologia, bula e tudo sobre
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

O medicamento aciclovir é um da classe dos antivirais, vendido em forma de creme dermatológico e também em comprimido de 200 mg e 400 mg. Este fármaco também pode ser encontrado em forma de pomada oftálmica.

Ele serve para tratar infecções que são ocasionadas pelo vírus da herpes. Cada forma de venda serve para um caso em específico.

É necessário cuidado na aplicação e o tipo do remédio que você irá tomar, principalmente para garantir que ele funcionará de forma correta.

O aciclovir é eficaz para combater a herpes simplex, ou HSV, do tipo um, que é a herpes labial e a tipo dois, que é a herpes genital.

Esta substância também ajuda no combate ao vírus da varicela-zoster, da epstein-bar e do citomegalovírus.

O remédio ajuda ainda a evitar o ressurgimento destes problemas, bloqueando nos mecanismos que o vírus utiliza para fazer a multiplicação.

Em creme, ele é indicado para infecções na pele, como as herpes labial e genital, sejam elas recorrentes ou iniciais.

Em comprimidos, o remédio é usado para tratar o herpes zoster, tratando e evitando novas infecções na pele e mucosas, provocadas pelo herpes simplex.

O comprimidos ainda ajudam a prevenir infecções causadas por este vírus. A pomada é receitada para impedir a inflamação na córnea, conhecida como ceratite.

Contraindicações e outros detalhes do aciclovir

Este medicação não pode ser tomada por grávidas, lactantes, pessoas com problemas nos rins, no fígado, alérgicos a fórmula do medicamento e automedicação.

Conversar com o médico é a melhor forma de conseguir fazer o tratamento de forma simples e sem complicações.

Os efeitos colaterais são o cansaço, confusão, febre, mal-estar, queda de cabelo, vômitos, tremores, alergias e outros. A pomada oftálmica pode causar conjuntivite e manchas na córnea.

Seu preço varia. Em creme é mais barato, mas no geral, seu preço gira em torno de 10 e 80 reais, o genérico sempre é uma melhor opção de preço.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.