O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Goiaba: Conheça os principais benefícios para saúde

A goiaba é muito importante para o organismo humano, trazendo vários benefícios.

Goiaba: Conheça os principais benefícios para saúde
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Uma fruta que pode ser encontrada em abundância no Brasil, a goiaba é conhecida pelo seu cheiro característico, sabor doce e agradável, seguido por um azedinho marcante, este fruto é nativo da América Central e América do Sul, sendo exportado para várias partes do mundo.

A polpa da goiaba é conhecida por ser suculenta e pode ser encontrada nas cores vermelha e branca, porém existem as mais rosadas e também amarelas. A casca é verde ou amarelo claro, podendo ter formato arredondado ou também oval.

As sementes da goiaba são comestíveis e estão sempre distribuídas pela polpa. A fruta é conhecida também como araçá em algumas partes do Brasil, principalmente quando ainda está muito verde, momento em que é muito firme. A maciez chega conforme o amadurecimento.

As goiabas podem medir entre 5 a 10 centímetros de diâmetro, pesando cerca de 50 a 200 gramas. A fruta é normalmente encontrada disponível nos meses de outubro a março, já que a colheita é sazonal.

Goiaba: para que serve no dia a dia

Este fruto é cheio de propriedades benéficas e excelentes para a saúde humana, podendo ser usada em vários tipos de receita, como os doces de goiaba, geleias, goiabadas, compotas e outros.

A goiaba normalmente é consumida sem adição de açúcar, bem fresca, ou para a preparação de sucos. A goiaba também vai bem se mesclada com folhas e hortaliças em saladas. A lavagem deste alimento é muito importante.

As propriedades principais da goiaba

Este alimento é muito benéfico para a saúde, é considerado um super alimento, contendo vários minerais e vitaminas além de quantidades consideráveis de fibras alimentares.

Uma goiaba média, com 100 gramas fornece ao organismo humano 54 calorias, com 13 gramas de carboidratos, 1,5 gramas de proteínas e 0,6 gramas de gorduras. 5 gramas de fibra e ausência de colestrol e sódio.

Esta fruta é rica em Vitamina C. Em 100 gramas de goiaba você encontra 80 mg desta vitamina, quase o dobro do recomendado pelas leis do Brasil, o que é excelente para a saúde.

Além disso, nela é possível encontrar potássio, presente em 400 mg em 100 g, mais que na banana, por exemplo. Esta fruta tem riqueza em vitamina A, licopeno, antioxidantes, os responsáveis por conter os efeitos do temidos radicais livres.

Benefícios da goiaba para o organismo humano

Perda de peso é um dos benefícios desta fruta. De acordo com pesquisas, o consumo desta fruta ajudas no controle e perda do peso em pessoas que possuem obesidade ou sobrepeso.

Os minerais contidos neste fruto auxiliam no controle da saúde e ajudam a manter o organismo funcionando para a queima das calorias.

As fibras presentes na fruta ajudam a aumentar a saciedade, fazendo com que você consuma menos calorias. A goiaba ainda retarda a absorção dos carboidratos, fazendo com que o organismo tenha menores picos de glicemia, o que costuma favorecer o acúmulo das gorduras.

Trocar lanches industrializados por frutas como esta faz um grande bem para a saúde. O emagrecimento está ligado diretamente à dieta, mas também aos exercícios físicos.

Esta fruta ainda melhora o sistema imunológico pois possui vitamina c, inclusive cerca de quatro vezes a mais que a laranja. Esta propriedade é responsável por prevenir infecções, gripes e resfriados.

Diabéticos devem comer este alimento, pois ele tem baixo índice glicêmico e é rico em fibras, afastando os picos de glicose e insulina no sangue.

Previne o câncer com as propriedades do licopeno, vitamina C, quercetina e polifenóis. A fruta afasta os riscos dos cânceres de mama, próstata, pele, cólon e dos pulmões. Estudos científicos já provaram que a polpa desta fruta tem atividade antitumoral.

Quem consome este fruta conta com pele jovem e saudável, melhor saúde cardiovascular, melhor saúde dos olhos, melhor desenvolvimento do feto, melhores propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, maior relaxamento e prevenção da constipação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.