O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Fibras são mais importantes que vitamina C para combater gripe e resfriados

Novidade pega a todos de surpresa, já que é costume popular o consumo da vitamina.

Fibras são mais importantes que vitamina C para combater gripe e resfriados
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

É um costume muito presente na cultura tomar vitamina C por meio de frutas e até remédios para combater resfriados e gripes.

Consumir vitamina C ajuda sim na recuperação, já que as frutas que possuem este nutriente podem proporcionar aumento da imunidade além de fazer com que o corpo fique saudável.

Contudo, recentemente pesquisadores da Universidade de Monash, Austrália, conseguiram fazer uma nova descoberta: as cascas das frutas com vitamina C possuem maior efeito para combater as gripes e os indesejados resfriados!

Os estudiosos conseguiram notar que existe de fato uma relação direta das fibras solúveis com o sistema imunológico. As fibras solúveis da laranja, por exemplo, são muito benéficas para o corpo que enfrenta este problema.

Existe e crença entre os médicos que a produção de ácidos graxos pelas bactérias do intestino em resposta à fibra ajudam neste resultado.

Benjamin Marsland, autor do estudo em questão, dá destaque para as fibras e suas propriedades que vão além de combater o resfriado.

“Os efeitos benéficos da fibra dietética e dos ácidos graxos aparecem em uma variedade de doenças inflamatórias crônicas, incluindo asma e alergias, que receberam atenção substancial nos últimos anos”, afirma.

Saiba mais sobre os benefícios da proteínas para o corpo

Os testes começaram a ser feitos em camundongos em laboratório. Eles receberam uma dose letal do vírus responsável pela gripe.

Os ratinhos que tinham um alto teor de inulina, a fibra solúvel, adoeceram mas sobreviveram. Anteriormente, os especialistas imaginavam que dieta rica em fibras poderia reduzir a imunidade.

Após os testes nos animais, os pesquisadores buscam testar a quantidade de fibra extra que seria necessária para um benefício significativo no ser humano. Além disso, qual fibra seria melhor para o nosso caso.

A inulina é uma fibra vegetal encontrada principalmente na chicória, também no alho, cebola e alcachofra. Cascas de frutas cítricas também possuem o polissacarídeo da frutose.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.