O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Benefícios do mamão para saúde humana

Confira a seguir alguns dos benefícios e propriedades do mamão.

Benefícios do mamão para saúde humana
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Originário das terras tropicais das Américas, o mamão é uma fruta cheia de benefícios. Além do sabor doce de sua polpa, que pode ser usada em doces, sucos, geleias, saladas ou mesmo consumida em natura, as sementes, o caule e as folhas de sua árvore também são aproveitáveis para diversos fins.

No Brasil podemos encontrar a fruta por todo o ano. Fonte de vitaminas e minerais, o mamão traz inúmeros benefícios à saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico e o auxílio a digestão.

Confira a seguir alguns dos benefícios e propriedades do mamão.

Composição nutricional do mamão

O mamão é muito rico em nutrientes e minerais, o que faz dele um grande agente benéfico para a saúde de quem o consome. Abundante em antioxidantes, como os carotenóides e vitamina C, ácido fólico e vitaminas do complexo B, além dos minerais como o potássio, cobre e magnésio. Abaixo, confira a tabela nutricional da fruta:

Calorias (valor energético) 124 kcal 6,2 %
Pontos* 3
Carboidratos 32,24 g 10,75 %
Proteínas 1,55 g 2,07 %
Gorduras totais 0,31 g 0,56 %
Gorduras saturadas 0 g 0 %
Fibra alimentar 3,1 g 12,4 %
Sódio 6,2 mg 0,26 %

 

As sementes do mamão são uma ótima fonte de gorduras, proteínas, cálcio, magnésio e fósforo. São indicadas para o controle de parasitas intestinais e, pelo alto teor de gordura, seu consumo deve ser feito com moderação.

Já as folhas, que podem ser consumidas em forma de chás ou sucos, são muito usadas em áreas endêmicas de doenças como a dengue, para aumentar o número de plaquetas durante casos de febre alta.

Benefícios do mamão

Ingerir o suco do mamão ou comer a fruta madura é de grande ajuda para a digestão de alimentos, graças a presença do ácido fólico, das fibras, da vitamina C e vitamina E, que ajudam a prevenir enjoos, e melhora o funcionamento do intestino, reduzindo os efeitos da constipação.

Excelente fonte de antioxidantes, e vitaminas A e C, o mamão também ajuda a prevenir doenças do coração, pois evita a oxidação do colesterol que, quando oxidado, adere e se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos, o que pode causar derrames ou ataques cardíacos. As fibras presentes na fruta também diminuem os níveis de colesterol.

O sistema imunológico é outro que se beneficia com o consumo do mamão. Graças as vitaminas A e C, a prevenção de doenças infecciosas, como gripes e dores de ouvido recorrentes, entram para a lista de benefícios do mamão. Um único mamão pode cobrir mais de 200% da quantidade de vitamina C que o organismo precisa diariamente, o que fortalece o sistema imunológico. As enzimas contidas na fruta digerem proteínas específicas, como a papaína e a químiopapaína, que reduzem inflamações e ajudam na cicatrização de queimaduras. Estas propriedades trazem alívio às pessoas portadoras de doenças que se agravam com inflamações, como a asma ou a artrite reumatóide.

A degeneração macular é uma doença que atinge os olhos conforme o avanço da idade, e é a principal causa de perda de visão em idosos. Nela, as células oculares se degeneram, podendo causar cegueira. O mamão possui o antioxidante betacaroteno, que reduz o risco da degeneração das células oculares. Este antioxidante é o responsável pela cor alaranjada da fruta, e está presenta também na cenoura. Segundo pesquisas, o consumo diário de frutas reduz muito a ocorrência de degeneração macular relacionada à idade.

O mamão também auxilia na perda de peso, uma vez que possui poucas calorias  tem uma grande quantidade de fibras, que ajudam a controlar a fome e melhora o funcionamento do intestino. Além disso, seu sabor doce e baixo teor de açucares torna-o um delicioso substituto para as sobremesas calóricas e uma opção saudável para pessoas que tem diabetes.

A vitamina C e a vitamina E presentes na fruta também ajudam a retardar o envelhecimento, e antioxidantes como o betacaroteno ajudam a proteger a pele de radicais livres e diminui a incidência de rugas e o ressecamento da pele. A vitamina A auxilia na saúde dos cabelos, mantendo os fios lisos, hidratados e brilhantes, além de prevenir a queda dos cabelos, ainda a aplicação do extrato de mamão na raiz dos cabelos pode prevenir e acabar com a caspa.

Além de tudo isso, o mamão também ajuda a prevenir o câncer! Por ser rico em antioxidantes, fitonutrientes e flavonoides que previnem a ação de radicais livres, o betacaroteno também protege contra o câncer de próstata e de cólon. As fibras do mamão também ajudam a manter toxinas causadoras do câncer de cólon longe das células saudáveis. O consumo regular da fruta reduz os riscos desses dois cânceres em especial.

DICAS E CUIDADOS

As sementes do mamão, apesar de quase sempre serem descartadas, tem um sabor picante e é rica em nutrientes e minerais. Podem ser usadas para dar um sabor apimentado a molhos e saladas ou serem mastigadas.

No México, mamão é servido cortado, misturado com temperos como o coentro e a pimenta, em um creme para comer com camarões e frutos do mar.

Mas atenção! O mamão produz um tipo de látex que geralmente é usado como amaciante de carnes, fabricação de produtos para a pele e gomas de mascar. Então, se uma pessoa é alérgica ao látex, provavelmente também será alérgica ao mamão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.