O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Banana: Conheça os principais benefícios para saúde

Saiba um pouco mais sobre a banana, fruta de grande difusão no Brasil.

Banana: Conheça os principais benefícios para saúde
Deixe Seu Voto

A banana é uma fruta muito conhecida no Brasil e é considerada um supralimento dos trópicos. Este fruto possui propriedades nutricionais que a fazem ser um alimento completo.

Adaptado para o cultivo nas áreas quentes, o cultivo da banana faz com que encontremos a fruta disponível em todas as estações do ano.

Existem cerca de 50 tipos diferentes de banana e no Brasil pode-se encontrar os tipos nanica, maçã, da terra, da prata, ouro, plátanos e vários outros, importante desta fruta é que ela é muito importante para a manutenção de sua saúde.

Por ter um gostinho adocicado e ser formada por uma espécie de massa, as bananas são muito versáteis, podendo até substituir açúcar em receitas. Esta fruta também pode ser responsável pela substituição de farinhas, óleos refinados e outros.

A banana é conhecida também pelas diversas formas de consumo, como em vitaminas, saladas, crua, em cozimento, em combinação com outros alimentos e etc.

A banana e seus benefícios para a saúde

Verdadeiras fontes de vitaminas e minerais imprescindíveis para o organismo humano, como o potássio, fibras e magnésio, as bananas são frutas ideais para atletas e pessoas que fazem exercício com regularidade, por conta de seus carboidratos, que servem como reguladores de níveis de energia no corpo.

A banana funciona como uma fonte de carboidrato, propriedade que causa a absorção rápida de energia antes do treino e recompõe as energias no pós-treino.

Este fruto ainda pode aumentar os níveis de açúcar no sangue, o que é muito bom para pessoas em geral, já que não tem proteína e nem gordura, sendo excelente para quem os come antes ou depois de sessões de exercícios. Os diabéticos precisam de cuidado ao consumir esta fruta!

Mais detalhes sobre os pontos fortes da banana

Rica em potássio, esta fruta conta ainda com vitamina C, manganês, cobre e vitamina B6. Ela não contém colesterol e possui muitos outros benefícios à saúde, confira a seguir:

É um excelente remédio natural para o coração por ter riqueza em potássio, mineral condutor de eletricidade, que é necessário para manter a estabilidade dos batimentos do coração.

De acordo com a FDA, o departamento dos Estados Unidos que controla os alimentos e medicações, concentrações altas de potássio e baixo índice de sódio protegem o sistema cardiovascular de problemas como a hipertensão, derrame e ataque cardíaco.

Saúde dos olhos é beneficiada pela banana por conta de sua concentração de vitaminas do tipo A, compostos de betacaroteno e alfa caroteno, estas vitaminas que são muito necessárias para proteção dos olhos e da visão.

Estes compostos importantes para a saúde humana preservam as membranas presentes nas córneas, auxiliando o processamento de luz pelos olhos.

Banana ajuda na perda de peso pois são naturalmente doces e ajudam a reduzir o desejo de açúcar sentido pelo organismo. Além disso, uma banana tem um quarto de calorias de uma barra de chocolate, além de ser natural, claro.

Mais benefícios da banana

As fibras presentes na banana também são benéficas, pois são solúveis, chegando ao aparelho digestivo, absorvem água e retardam a digestão, fazendo com que a comida passe mais tempo no organismo, deixando a pessoa satisfeita por mais tempo. As quantidades precisam ser estudadas, já que são ricas em carboidratos.

As bananas melhoram a saúde digestiva por conter fibras, ajudando a evitar constipação e flatulência, por exemplo. As bananas ajudam na prevenção de diarreia, por conta do potássio, que facilita o equilíbrio e a retenção de água no intestino.

Evita cãibras por possuir riqueza em potássio. Pesquisas mostram que cãibras são mais frequentes em quem tem níveis menores níveis de potássio.

Previne câncer nos rins, por ser uma boa fonte de vitamina C, expulsando os radicais livres. Melhoria na saúde do cérebro, pele e ossos, por conta da presença do manganês, responsável pelo colágeno.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.