O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Abacate: Conheça os principais benefícios para saúde

Saiba se o abacate ajuda a emagrecer e muitas outras informações!

Abacate: Conheça os principais benefícios para saúde
Deixe Seu Voto

O Abacate: Muitas frutas podem ajudar as pessoas a perderem peso, fazendo com que o sentimento de saciedade seja proporcionado, principalmente em momentos que normalmente sentimos aquela vontade de comer algo de fora da dieta.

Enquanto muitas destas frutas são ricas em carboidratos, o abacate é rico em gorduras e por mais que esta pareça ser uma característica ruim, este fruto possui inúmeros benefícios para a saúde e para a boa forma!

Muita gente evita o seu consumo e até excluem o abacate da lista de frutas da dieta, por conta da fama que existe em relação ao seu valor calórico, mas vamos estudar a fundo um pouco mais esta fruta.

Os lipídeos presentes neste fruto são muito saudáveis e podem ser excelente opção na lista do que comer em uma dieta  bem balanceada.

Os benefícios do abacate: conheça-os

Originária do México e também em países da América Central, este fruto é encontrado em vários países atualmente, entre eles o Brasil.

Ele é verde vivo e vai se tornando mais escuro, podendo ficar quase preto de acordo com o amadurecimento.

A polpa desta fruta é verde-clara ou amarelada, tendo uma textura cremosa, com um grande caroço na parte interna, sua semente.

Este fruto possui 40% de toda a fibra recomendada para um dia inteiro. Ele possui ômega-6 em grande quantidade, por isso é necessário buscar fontes ricas em ômega-3 para compensar.

O abacate contém variedade de vitaminas e minerais, como as vitaminas A, C, E, cobre, magnésio, manganês, zinco, fósforo e potássio.

Seu valor calórico é alto, mas é necessário mesclar esta fruta com uma alimentação mais balanceada.

100 grama equivalem em média a 180 calorias. Suas gorduras são consideradas boas, as monoinsaturadas, responsáveis por controlar o colesterol e fazer a redução das triglicérides.

Este fruto ainda é indicado para ajuda no tratamento de doenças cardiovasculares e sua prevenção.

Ele conta ainda com antioxidantes carotenoides, como o alfacaroteno, betacaroteno, luteína e outros.

O abacate é cheio de vitaminas importantes para o organismo e sais minerais como o cálcio, ferro e potássio.

Conhecendo os benefícios do abacate

Cheio de “gorduras boas”, este fruto é utilizado para fazer algumas comidas especiais, incluindo açúcar ou limão e até o substituindo pelo óleo em algumas receitas.

Ele ainda pode ser batido com leite ou consumido amassado. No exterior, a fama deste fruto é nas receitas salgadas, utilizado em pães, torradas, sanduíches e saladas.

Utilizar este fruto na alimentação ajuda nos benefícios à saúde por conta de sua composição nutricional, como os fitonutrientes.

Aumenta absorção dos antioxidantes pelo corpo humano, o que é muito bom para a saúde ocular. Ele é rico gorduras saudáveis, o que potencializa a absorção dos carotenoides entre 2 a 6 vezes mais.

Poder anti-inflamatório, ajudando o corpo a se livrar de problemas como vermelhidões,inchaços, desconfortos, reumatismos e gotas. Inserir o abacate na dieta ajuda a reduzir os impactos de doenças no corpo.

O benefício deste fruto também inclui o aumento do colesterol HDL, considerado o bom colesterol, responsável pela proteção das artérias.

Redução do estresse também é um dos pontos positivos deste fruto, pois reduz os efeitos do cortisol, o hormônio do estresse.

O excesso deste hormônio é responsável pela lentidão na perda de peso. A glutationa beneficia a desintoxicação do organismo, melhorando também o funcionamento do fígado.

E os pontos fortes não param por aí. O abacate melhora a saúde cardiovascular, mostrando-se eficaz no combate de doenças, melhorando os níveis de colesterol, e reduzindo o nível de estresse oxidativo no sangue.

Este fruto previne contra o câncer: a glutationa bloqueia pelo menos 30 agentes cancerígenos.

Ajuda no fluxo regular do intestino, ajuda a inibir o apetite, ajuda a perder peso por ser rico em fibras, melhora a saúde capilar, ajuda na regulação da menstruação, melhor qualidade de sono, evita envelhecimento precoce e trata a pele.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.