O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Dengue: Quais são as causas, sintomas e tratamentos

A dengue é uma doença infecciosa causada por vírus e transmitida por mosquitos que ocorre com certa frequência em áreas tropicais do planeta.

Dengue: Quais são as causas, sintomas e tratamentos
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

O mosquito Aedes aegypti doenças transmissíveis, como chikungunya, Zika e dengue , que causam sintomas semelhantes e não implicam um risco elevado de morte, mas, ainda causam muitas mortes em regiões tropicais do planeta pela falta de mecanismos de prevenção apropriado, que causa um grande número de infectados a cada ano.

A dengue é uma doença infecciosa causada por vírus e transmitida por mosquitos que ocorre com certa frequência em áreas tropicais do planeta. Causa sintomas semelhantes aos da gripe, como febre e dores musculares, além de alterações cutâneas características.

Embora a dengue no geral não envolve um risco significativo de morte em uma pequena porcentagem de casos desta doença se desenvolve dengue hemorrágica.

Segundo as estimativas disponíveis, o vírus da dengue é um problema de saúde pública em 110 países e entre 10.000 e 20.000 pessoas morrem a cada ano por esta doença. Foi descrita como uma das “doenças tropicais negligenciadas”, um grupo que inclui também a lepra, raiva, sarna ou chikungunya, entre outros

Chikungunya, Zika e outros vírus associados

O vírus da dengue é transmitido pelo mesmo mosquito chikungunya, zika , febre amarela e vírus Mayaro. É a espécie Aedes aegypti, originária da África, mas atualmente encontrada em todo o mundo – especificamente em regiões tropicais e subtropicais – habitats adequados para este animal.

Chikungunya ou artrite epidêmica é caracterizada por dor severa nas articulações dos braços e pernas e geralmente não causa a morte de pessoas afetadas, enquanto a febre Zika, que geralmente não é muito grave, tem sido associada com malformações como microcefalia em bebês.

Como chikungunya e zika, a febre amarela e o vírus mayaro também causam febre e outros sintomas semelhantes , incluindo dor nas articulações. Nenhuma dessas doenças é geralmente fatal; no entanto, no caso da dengue, a probabilidade de a pessoa infectada morrer é significativamente maior.

Sintomas desta doença

Os sintomas da dengue têm alguma semelhança com os da gripe : os mais comuns são febre alta, vômitos, diarréia (principalmente em crianças), dor de cabeça (ou cefaléia), dores musculares e articulares.

No entanto, provavelmente o sinal mais característico da dengue é o aparecimento de erupções cutâneas ou erupções cutâneas na pele. Esse tipo de sintoma também é típico dos vírus chikungunya, zika e mayaro, que, como dissemos, são transmitidos através das picadas de mosquitos da mesma espécie (Aedes aegypti).

O mais comum é que os sintomas desapareçam após 2 a 4 dias. Estes se tornam visíveis entre 3 dias e 2 semanas após a infecção, embora 4 de 5 infectados não apresentem nenhum sintoma e, quando ocorrem, eles geralmente têm uma intensidade moderada.

Ocasionalmente, a doença pode piorar e colocar em risco a vida da pessoa afetada, devido à perda de sangue e ao aparecimento de alterações nela. Falamos de “dengue hemorrágica” ou “dengue grave” quando esse fenômeno ocorre.

Vacina, prevenção e tratamento

Atualmente, a prevenção da dengue é focada no extermínio de mosquitos portadores do vírus que a causa, principalmente. Isso é feito através da eliminação dos habitats do Aedes aegypti – os recipientes de água naturais ou artificiais que estagnam – ou o uso de inseticidas neles.

Por outro lado, as pessoas que estão em risco de contrair dengue são recomendadas em usar roupas de proteção e usar objetos como mosquiteiros e repelente de mosquitos durante a noite.

Apesar do fato de que a dengue tem sido ignorada há muitos anos, desde 2016 uma vacina chamada Dengvaxia é comercializada, com eficácia de 60% e previne o agravamento dos sintomas na maioria dos casos. No entanto, ele está disponível apenas em um pequeno número de países (como a Indonésia, as Filipinas, o México, o Brasil ou Cingapura) e não é suficientemente seguro.

O tratamento da dengue se concentra na  hidratação. Embora os medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno, possam piorar o sangramento, o acetaminofeno é útil no alívio de alguns sintomas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.