O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Gorduras poliinsaturadas: Como elas afetam o corpo?

Gorduras poliinsaturadas são encontradas em alimentos vegetais e animais. 

Gorduras poliinsaturadas: Como elas afetam o corpo?
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Apesar das campanhas contínuas para reduzir consumo de gorduras, ainda existe uma grande parte da população que as consome diariamente. Devemos distinguir entre gorduras boas, como gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas; e os ruins, que estão saturados e trans.

Gorduras poliinsaturadas são encontradas em alimentos vegetais e animais. Juntamente com gordura monoinsaturada, podemos dizer que é uma gordura saudável ao contrário dos outros. Eles são bons para o corpo e podemos consumi-los sem problemas diariamente, mas dentro de parâmetros que exigem moderação.

Onde as gorduras poliinsaturadas são encontradas

Principalmente em muitos alimentos, tais como óleo de peixe (atum, salmão, cavala …), frutos secos (nozes), várias sementes (sementes de girassol ou semente de linhaça) e óleo (milho, de soja e de açafrão).

É fácil substituir essas gorduras por aquelas que são menos saudáveis. Por exemplo, podemos substituir as salsichas de lanches ou café da manhã por nozes saudáveis, reduzir o consumo de carne pelos peixes e usar óleos,em vez de manteiga.

Como as gorduras poliinsaturadas afetam nossa saúde?

Essas gorduras boas e ricas oferecem muitos benefícios para a saúde. Descubra o que eles são:

Reduza o colesterol LDL (mau) . Graças à quantidade de ômega-3 e ômega-6 que essas gorduras carregam, elas reduzem o colesterol sendo bom para o organismo.

Menor risco de desenvolver doença cardíaca coronária . Eles também têm propriedades que protegem a sua saúde ao desenvolver todos os tipos de doenças relacionadas ao coração. Além disso, reduzem a arritmia e diminuem a pressão arterial.

Eles reduzem o risco de diabetes . Gorduras poliinsaturadas também são boas para controlar o açúcar no sangue e reduzir o risco de diabetes.

Com o consumo dessas gorduras, estamos reduzindo a ingestão de gorduras saturadas que podem causar todos os tipos de problemas de saúde. Estas gorduras são em alimentos processados, carnes vermelhas e queijos, entre muitos outros. Também deve-se ter em mente que certos rótulos não estabelecem as quantidades de gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas que transportam certos alimentos.

Quantas gorduras comer por dia?

O total de gorduras que devemos ingerir por dia é de aproximadamente 10% de gorduras poliinsaturadas, mais de 13% de gorduras monoinsaturadas, enquanto apenas 2% de gorduras trans e menos de 6% de gorduras saturadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.