O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Alimentos ricos em sódio que você deve consumir com moderação

Devemos enfatizar que existem alimentos com alto teor de sódio , e são aqueles que fornecem 400 mg ou mais.

Alimentos ricos em sódio que você deve consumir com moderação
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

sódio é um mineral que faz parte do cloreto de sódio ou do sal de cozinha . Os minerais são necessários para o funcionamento adequado do organismo e, embora a ingestão de sódio seja importante, também deve ser controlada.

Entre os benefícios do sódio, citamos seu papel na absorção de nutrientes, no suprimento de energia , na regulação da pressão sanguínea e na ajuda no bom funcionamento dos músculos e do sistema nervoso. Quando temos um déficit de sódio, podemos ter tontura, baixa energia e desidratação.

Lista de alimentos ricos em sódio

  • Sal de cozinha:  Antes de ser consumido passa por um processo de purificação para consumo seguro. Atualmente muito menos sal é consumido porque a comida já carrega quantidades significativas disto. Abusar o sal não é bom para o coração e pode levar a outros problemas digestivos e doenças.
  • Biscoitos:  Eles também carregam uma quantidade significativa de sódio, portanto, seu consumo deve ser moderado.
  • Carnes processadas e salsichas: Bacon, presunto e outros. Os nutricionistas recomendam ingerir esses alimentos em pequenas doses e nunca diariamente.
  • Queijos:  Quanto mais curados estiverem, mais sódio eles carregam.
  • Molhos:  Eles também costumam carregar uma quantidade significativa deste mineral.
  • Pão:  Estudos confirmam que o pão contém 276 miligramas de sódio, por isso devemos moderar seu consumo.
  • Molho de soja:  Uma colher de sopa deste molho contém 1.000 miligramas de sódio.
  • Outros alimentos ricos em sódio são caviar, alimentos enlatados, fast foods, cereais, sobremesas e molhos como a maionese.

Devemos enfatizar que existem alimentos com alto teor de sódio , e são aqueles que fornecem 400 mg ou mais , enquanto aqueles com baixo teor de sódio geralmente contêm um máximo de 80 mg por porção. Há também alimentos sem sódio (que têm 5 mg ou menos por porção).

Excesso de sódio

O excesso de sódio não é bom. E há muitos alimentos que já o carregam. Quando temos muito sódio no sangue, temos maior probabilidade de ter hipertensão, gastrite, retenção de líquidos e osteoporose. Analisar o que comemos é fundamental para levar uma vida mais saudável e equilibrada; nosso corpo vai nos agradecer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.