O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Alimentos ricos em potássio e seus benefícios

O potássio, além disso, é necessário para a  produção de proteínas , para a  correta hidratação dos músculos.

Alimentos ricos em potássio e seus benefícios
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Os alimentos ricos em potássio deve fazer parte da nossa dieta diária por várias razões. A coisa mais importante a ter em mente é que é um nutriente essencial necessário para o bom funcionamento de vários órgãos fundamentais, como o coração, os rins ou o cérebro.

O potássio, além disso, é necessário para a  produção de proteínas , para a  correta hidratação dos músculos  e para a  estimulação elétrica do batimento cardíaco .

Dada a sua importância, devemos comer alimentos ricos em potássio. O consumo recomendado em uma dieta para adultos, homens e mulheres, é de 3.000 a 4.000  mg por dia  , o que, felizmente, não é muito difícil de obter, pois é um mineral abundante e de fácil acesso na alimentação diária ( incluindo carne e peixe).

Alimentos ricos em potássio

1.Abacate
Um abacate inteiro fornece cerca de 1.000 mg de potássio, 30% da nossa necessidade diária.

Essa excelente fruta combina muito bem com qualquer tipo de salada e, além do potássio, contribui com gorduras que ajudam no combate ao colesterol e reduzem o risco de doenças metabólicas (aquelas que alteram as funções do metabolismo podem levar a doenças graves como diabetes). ou a gota).

2.As nozes
As nozes são muito ricas em potássio, em particular, os pistácios, as amêndoas e as avelãs. E nessa ordem de importância. Para você ter uma ideia:

100 gramas de pistache têm 1025 mg de potássio

100 gramas de amêndoas têm 756 mg de potássio

100 gramas de avelã têm 680 mg de potássio

Além do potássio, essas nozes possuem outros micronutrientes muito importantes, como fósforo, cálcio, ferro e oligoelementos.

Todos eles têm uma contribuição calórica importante com a qual é necessário não abusar das quantidades. Como qualquer fruta seca, é aconselhável comê-los crus ou torrados e evitá-los em versões fritas (devido ao seu teor de gordura) ou salgados.

3.Espinafre
O espinafre é outro alimento rico em potássio que é fácil de encontrar e barato. Além disso, o espinafre é um prato muito versátil e ajuda você a comer uma dieta variada.

Com apenas uma xícara de espinafre cozido para obter 24% de nosso potássio necessidades diárias de meio ambiente!

O espinafre também é rico em antioxidantes, uma variedade de vitaminas e substâncias anticancerígenas, como o folato.

4.O salmão
Outra opção muito interessante. O salmão contribui com até 22% da quantidade de potássio necessária. Embora o salmão seja realmente famoso por sua contribuição nos ácidos graxos ômega-3, promotores, entre outros, boa saúde cardiovascular e redução da pressão alta.

5.Agua de coco
Eu não queria deixar de colocar nesta lista uma fonte de potássio líquido. Por isso, nada melhor que a água de coco. Você sabia que uma xícara de água de coco contribui com quase 20% das necessidades diárias de potássio?

Também ajuda nos processos elétricos que dirigem o coração e não é uma bebida excessivamente calórica e um bom hidratante muscular.

6.Feijões
A maioria dos alimentos de origem vegetal é, via de regra, alimentos ricos em potássio. Entre as leguminosas, as que têm mais potássio são o feijão ou feijão: 1.500 mg de potássio em 100 gramas de feijão.

Para sua contribuição significativa em potássio, a fibra é adicionada ao feijão. Seu consumo ajuda a prevenir doenças cardíacas, bem como problemas como diabetes e são muito eficazes no combate ao excesso de peso.

7.Banana
A banana, embora não seja aquela que traz mais potássio dessa lista, tem uma fama bem merecida. Especialmente entre os atletas porque, graças ao seu conteúdo em açúcar e carboidratos, é:

Uma boa fonte de energia rápida,ajuda a reparar as fibras musculares após o exercício

Equilibra a retenção de líquidos no corpo,ajuda a acalmar a ansiedade

Sua proporção é de 370 mg de potássio em 100 gramas de banana

8.Batatas
A vantagem da batata é que ela é uma fonte de potássio que já faz parte de nossa dieta diária de maneira muito natural. É fácil comer batatas mais de uma vez por semana. Sua “desvantagem” relativa estaria em seu conteúdo calórico.

A contribuição do potássio em 100 gramas de batatas é de 421 mg.

9.Legumes
Basicamente falo de tomates, cenouras e abóboras.

De preferência você tem que consumi-los em sua versão crua, que em qualquer caso é deliciosa. São alimentos muito acessíveis, combináveis ​​e ricos tanto no mineral que nos ocupa como nas vitaminas e fibras.

Benefícios dos alimentos ricos em potássio

O potássio é necessário para processar o próprio alimento, para usar carboidratos corretamente e para produzir proteínas, mas também os alimentos que o contêm …

São bons alimentos para a saúde cardiovascular, favorecendo o ritmo das pulsações.

Eles são bons para a saúde muscular. Diminua as cãibras musculares e promova a recuperação muscular.

Eles reduzem a dor associada à síndrome pré-menstrual.Eles reduzem os riscos de acidentes vasculares cerebrais.

Aliviar a pressão arterial elevada.Eles reduzem a celulite, pois o potássio evita uma de suas causas, a retenção de líquidos.

Eles previnem a osteoporose, uma vez que promovem uma maior densidade óssea.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.