O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Alimentos ricos em beta-caroteno

Mas, para aproveitar todos esses benefícios, você precisa  conhecer alimentos ricos em beta-caroteno.

Alimentos ricos em beta-caroteno
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Considerado um nutriente provitamina A, o  beta-caroteno é responsável pela cor laranja ou amarela tão característica de algumas frutas e legumes.  Em adição, nós fornecemos uma série de benefícios para o nosso corpo, relacionada com a vitamina A, como seu poder antioxidante, melhor para a saúde cardiovascular.

Mas, para aproveitar todos esses benefícios, você precisa  conhecer alimentos ricos em beta-caroteno .

O beta-caroteno é o pigmento que dá a algumas frutas e vegetais a cor laranja ou amarelo, então nossa revisão da  lista de alimentos ricos em beta-caroteno  que deve fazer parte de sua dieta começa com eles.

Alimentos ricos em beta-caroteno

1.Cenoura
A cenoura, tanto cozida quanto no suco, é considerada a melhor opção para obter esse poderoso antioxidante. Graças às suas vitaminas, melhora a nossa saúde visual, outro efeito do betacaroteno, além de regular os níveis de açúcar ou reduzir o risco de ataque cardíaco.

2.Abóbora
A abóbora também é muito interessante, tanto pelo seu conteúdo em beta-caroteno como pelas muitas opções que temos para a preparar (em pratos doces ou salgados, cozidos, em salada, em forma de caldo …) e pelos benefícios que proporciona. Mais uma vez devemos enfatizar a saúde visual, mas também fortalece o sistema imunológico e é depurativo .

3.Batata Doce
Outro vegetal que se destaca pela quantidade de betacaroteno que nos dá é a batata-doce, cujo grande poder antioxidante previne o câncer, diabetes ou doenças cardíacas , controlando os níveis de glicose e açúcar no sangue.

Se você olhar para o fruto de laranja, os pêssegos, nectarinas e damascos são ricos em beta-caroteno, e ao lado de manga, mamão, nêspera, caqui ou melão.

Você não pode esquecer o tomate ou a pimenta , dois outros vegetais que também são muito versáteis. No caso da pimenta, a vitamina A do beta-caroteno deve ser adicionada aos benefícios da vitamina C e da fibra que ela contém.

4.Folhas verdes
Embora seja um pigmento, em alguns vegetais verdes também encontramos quantidades interessantes de beta-caroteno .

Os mais destacados são o espinafre, que se soma aos benefícios da fibra do betacaroteno, especialmente aqueles relacionados à melhoria do trânsito intestinal e à absorção de gorduras e açúcares ; e o agrião também não é ruim, uma importante fonte de ferro.

Repolhos ou couve, espargos, repolho, feijão  são outras plantas que fornecem beta-caroteno e, portanto, vitamina A.

Além do mundo das plantas, deve-se notar que as algas e até mesmo alguns alimentos de origem animal contêm este antioxidante de vitamina A.

Queijo ou ovos são o melhor exemplo, embora em comparação com os alimentos que acabamos de ver, eles perdem : a cenoura nos dá 16 vezes mais beta-caroteno do que o queijo … e quase 32 a mais que o ovo. Aliás, frutas cítricas como laranjas ou tangerinas, apesar da cor laranja, são pobres em beta-caroteno , embora tenha muitas outras propriedades.

5.Suplementos de beta-caroteno
Tal como acontece com muitos outros alimentos, temos a possibilidade de ingerir beta-caroteno através de suplementos . No entanto, esta não é a opção mais recomendada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.